Andifes realiza 179ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno

Nos dias 23 e 24 de abril, a Andifes promoveu a 179ª Reunião Extraordinária de seu Conselho Pleno, reunindo reitoras, reitores, autoridades e especialistas para discutir os principais desafios da educação superior pública, fomentar o diálogo e buscar soluções conjuntas para o fortalecimento das universidades federais.

O encontro foi iniciado com um minuto de silêncio em memória das vítimas do trágico acidente ocorrido na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), gesto que simbolizou a solidariedade de toda a comunidade acadêmica.

Entre os principais temas da pauta estiveram o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), as dificuldades orçamentárias enfrentadas pelas instituições, o fortalecimento dos Núcleos de Tecnologia da Informação (NTIs) e os diálogos internacionais no âmbito do grupo BRICS.

Durante a reunião, o secretário de Educação Superior do MEC, Marcus Vinicius David, apresentou os novos diretores da Secretaria de Educação Superior. A professora Lúcia Pellanda, ex-vice-presidente da Andifes, assume uma nova diretoria voltada ao desenvolvimento acadêmico. Juscelino Silva, ex-coordenador do Forplad Andifes, passa a liderar a diretoria responsável pelos modelos de orçamento da educação superior (Difes). Adilson Santana de Carvalho permanece na Diretoria de Políticas e Programas de Educação Superior e Gisele Viana Pires, na diretora de Desenvolvimento da Educação em Saúde.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, também participou da reunião e destacou programas do governo federal voltados à superação da insegurança alimentar e à promoção da cidadania, destacando os resultados do Programa Acredita, para o qual convidou a Andifes a ser parceira. Ele ressaltou que cerca de metade dos estudantes das universidades federais pertencem a famílias cadastradas no Cadastro Único, o que evidencia o papel estratégico dessas instituições no enfrentamento das desigualdades e na construção de oportunidades. Segundo o ministro, as universidades são parceiras fundamentais para transformar realidades e ampliar a cidadania em todo o país.

Um dos principais encaminhamentos do encontro foi a aprovação, pelo Conselho Pleno, da proposta referente à distribuição de vagas do Quadro de Referência dos Servidores Técnico-Administrativos (QRSTA) das universidades federais.

A alocação dessas vagas é regulamentada por portarias do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que definem normas para o remanejamento e a redistribuição de cargos e códigos de vaga entre o MEC e as instituições federais de ensino superior. O documento aprovado pela Andifes tem sido discutido com o Ministério da Educação. O objetivo é garantir critérios que garantam maior equidade entre as universidades.

Confira a galeria de fotos do evento.