
Os acordos visam promover a mobilidade de estudantes e professores e o desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos, entre outras ações
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo) assinaram, na última sexta-feira (dia 25), convênio de cooperação acadêmica e científica. A cerimônia ocorreu nas instalações da Reitoria da UP-Maputo, em Moçambique, e contou com a presença do reitor da UP-Maputo, Jorge Ferrão; do embaixador do Brasil em Moçambique, Ademar Seabra; da pró-reitora de Pós-Graduação da UFPE, Carol Leandro, representando o reitor da UFPE, Alfredo Macedo Gomes; da diretora de Relações Internacionais da UFPE, Cristiane Costa; e do representante dos cursos de Engenharia da UFPE, Arnaldo Carneiro. Também participaram a assessora do Gabinete do Reitor da UP-Maputo, Sarita Monjane Henriksen, além dos diretores das diversas Faculdades da universidade moçambicana.
A cerimônia teve início às 10h, com a assinatura do acordo geral de cooperação pelas autoridades das duas universidades. Em seguida, foram formalizados nove convênios específicos, estabelecendo parcerias entre programas de pós-graduação de ambas as instituições. Os documentos firmados visam promover a mobilidade de estudantes e professores, o desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos, a internacionalização e a nucleação de cursos de mestrado e doutorado.
O estabelecimento desses convênios representa um marco para o fortalecimento da pesquisa e da inovação acadêmica entre Brasil e Moçambique. Ao criar bases formais para o intercâmbio de pesquisadores e estudantes, as instituições ampliam suas capacidades de desenvolver projetos colaborativos em áreas estratégicas para o desenvolvimento social, tecnológico e ambiental. A parceria possibilita a construção de redes científicas voltadas para problemas de interesse comum, como a educação inclusiva, a gestão de recursos naturais, as tecnologias sustentáveis, o fortalecimento das engenharias e o estudo das dinâmicas sociais e culturais no espaço lusófono, destacou o embaixador do Brasil em sua fala na cerimônia.
A mobilidade de docentes e discentes, prevista nos acordos, favorece a internacionalização dos currículos e o intercâmbio de metodologias, conhecimentos e experiências, gerando inovação tanto nos processos de ensino quanto nas linhas de pesquisa científica, será um ganho para as duas universidades, comentou a diretora de Relações Internacionais da UFPE, Cristiane Costa.
Durante a cerimônia, o reitor da UP-Maputo, Jorge Ferrão, destacou a relevância estratégica da parceria: “A assinatura deste convênio com a Universidade Federal de Pernambuco representa um passo decisivo para a nossa trajetória de internacionalização e fortalecimento acadêmico. Acreditamos que, por meio da colaboração em projetos de pesquisa e da formação conjunta de mestres e doutores, estaremos a contribuir para o desenvolvimento científico de Moçambique e para a construção de soluções inovadoras que respondam aos desafios do nosso tempo. Este é um compromisso com a excelência, com a nossa juventude e com o futuro das nossas instituições.”
Para a pró-reitora de Pós-Graduação, Carol Leandro, a assinatura dos convênios específicos com todas as Faculdades da UP-Maputo demonstra a amplitude e a diversidade da cooperação, que abrange desde as engenharias e ciências naturais até as áreas de humanas, artes, educação, economia, educação física e nutrição. Essa abordagem transversal é essencial para enfrentar desafios complexos que exigem soluções interdisciplinares e integradas, promovendo a ciência e a pesquisa de alto nível como instrumento de transformação social e desenvolvimento sustentável.
Estiveram presentes e assinaram os convênios específicos os diretores das Faculdades da UP-Maputo: Manuel de Oliveira (Engenharias e Tecnologias), Bernardino Feliciano (Ciências Sociais e Filosofia), Bonifacio Langa (Educação e Psicologia), Arsénio Mindú (Ciências Naturais e Matemática), Paulino Fumo (Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes), José Guambe (Ciências da Terra e Ambiente), Arlete Ferrão (Economia e Gestão) e Jeremias Mahique (Educação Física e Desporto).
Fonte: UFPE.