UFPel inaugura nova sede do curso de Gestão Ambiental

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) inaugurou, na tarde desta segunda-feira (28), as novas instalações do curso de graduação em Gestão Ambiental, localizado na Rua Almirante Barroso, 1734, esquina com a Rua Lobo da Costa, no prédio conhecido como antiga sede do Departamento Nacional de Obras de Saneamento (DNOS). O imóvel foi completamente reformado e recebeu novo mobiliário, além de equipamentos necessários às atividades acadêmicas. Com a nova estrutura, mais de 130 alunos do curso de Gestão Ambiental contarão com salas de aula ampliadas, três laboratórios multiuso, um espaço externo de convivência e recursos de acessibilidade, conforme determina a legislação vigente.

A nova estrutura representa a conexão da UFPel com as demandas mais urgentes da sociedade, especialmente no que diz respeito à formação de profissionais aptos a atuar na área ambiental — setor cada vez mais relevante diante das mudanças climáticas globais. “Esse prédio, seus espaços e estrutura têm um potencial de atuação conjunta com outros cursos da Universidade. Também temos uma contribuição social importante. Essa estrutura tem relação direta com a missão de formar, com qualidade, pessoas comprometidas com a temática da sustentabilidade e do meio ambiente, tão importante para o nosso entorno”, enfatiza o coordenador do curso de Gestão Ambiental, João Carlos Koglin.

A qualificação dos espaços da Gestão Ambiental ocorre em paralelo à recente atualização do projeto pedagógico do curso e dará condições para que se cumpra requisitos da avaliação do Ministério da Educação (Mec) e, até mesmo, a melhoria da nota do curso junto ao Mec. Com a nova infraestrutura, a equipe docente pretende, também, expandir a atuação do curso para a pós-graduação, propondo a criação de um mestrado na área, revela o coordenador Koglin.

A reitora da UFPel, Ursula Silva, celebrou a presença dos estudantes do curso na cerimônia de inauguração, destacando a importância do engajamento deles e de toda a comunidade da Gestão Ambiental para que essa obra acontecesse. “Nós temos uma grande missão e responsabilidade com a questão ambiental e com o futuro do planeta. Queremos que a formação de vocês seja pautada pela responsabilidade social de pensar soluções para o meio ambiente, para o futuro. Apostamos em vocês para isso”, disse a Reitora aos estudantes. Ursula também destacou a participação ativa dos estudantes do curso nas ações da Rede Gaúcha de Instituições para o Ensino Sustentável (Regies), composta pela UFPel e mais 10 universidades e institutos federais do RS, da qual é presidente atualmente.

Obras

Desde a expansão promovida pelo programa Reuni, entre 2008 e 2012, quando a UFPel passou de 47 para 96 cursos de graduação, a demanda por infraestrutura cresceu consideravelmente. Com o contexto de sucessivos cortes no orçamento das universidades em anos anteriores, a situação se agravou. Nesse cenário, a inauguração de novos espaços, como o do curso de Gestão Ambiental, tem ainda mais significado. “Temos discutido a nível nacional a realidade das universidades brasileiras. Todas estão passando pela situação de termos pouco investimento e, por isso, precisar rever as estruturas. Especialmente, no Rio Grande do Sul, em virtude das enchentes, as universidades têm muitas obras a fazer, que não estavam nessa conta, o que é um desafio muito grande. Estamos empenhados em pensar as melhores soluções e seguir ampliando e qualificando os espaços da nossa Universidade”, explica a reitora Ursula.

Entre as obras previstas, estão a continuidade da reforma do Grande Hotel e as melhorias no Centro de Integração do Mercosul (Cim) — prédios históricos e patrimônios culturais em Pelotas. A reforma do Grande Hotel, que já está cerca de 60% concluída, está em fase de levantamento para licitação da etapa final, que será financiada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Já a reforma do telhado do Cim, está em fase de captação de recursos, através de editais de financiamento.

Reportagem por Gabriela Silva – Jornalista/CCS
Fotos por Katia Dias – Fotógrafa/CCS