Unilab firma parceria com a República dos Camarões

Na tarde desta sexta-feira (2), a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), representada pelo reitor e professor Roque do Nascimento Albuquerque, visitou a República dos Camarões, país da região ocidental da África Central, para participar da cerimônia oficial de assinatura do memorando de entendimento com a Communauté Urbaine de Bafoussam (CUB).

A cerimônia foi promovida por Géorges Elanga Obam, ministro da Descentralização e do Desenvolvimento Local (MINDDEVEL), na sala dos atos, no Palácio La Ravardière, por intermédio da Embaixada de Camarões no Brasil, representada pelo ministro das Relações Exteriores de Camarões, Lejeune Mbella Mbella e a pretensão do prefeito da cidade de Bafoussam, Roger Tafam.

Além das autoridades diplomáticas, compareceram à reunião: Daisy Américo, governador da província Oeste de Camarões, Roger Tafam, prefeito da cidade de Bafoussam e Roque Albuquerque, professor e reitor da Unilab.

Foto: Géorges Elanga Obam, ministro da Descentralização e Governa Local dos Camarões (ao lado do reitor da Unilab)

Entre as autoridades, o diplomata camaronês que atua como Primeiro Conselheiro na Embaixada de Camarões no Brasil, Paulin Martial Tchenzette, tem desempenhado um papel importante na cooperação entre os dois países, especialmente nas áreas de segurança e formação militar.

Entre outras atividades, os participantes prestigiaram a exposição de pinturas de estudantes do Forum pour le Développement de Bafoussam (Fórum de Desenvolvimento de Bafoussam – FODEBAF 2), no hall de CUB.

No evento, o prefeito da cidade de Bafoussam (cidade situada na região oeste de Camarões – África), fez um breve discurso, apresentando o mapa escolar da Região Oeste; o mapa universitário da Região Oeste; dos institutos universitários privados da cidade, a importância das necessidades de formação do pessoal de saúde na Região Oeste, entre outras coisas. Noutro momento, Géorges Elanga Obam, ministro da Descentralização e Desenvolvimento Local também fez seu pronunciamento com apresentação de relevantes ações.

O encontro marcou o início de mais uma importante agenda voltada ao fortalecimento de parcerias internacionais entre a Unilab e as instituições que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Além das ações de cooperação do Sul Global, a Unilab dispõe de parcerias firmadas com o Norte Global.

O reitor Roque Albuquerque promoveu a apresentação da Unilab, trazendo nossa história, conquistas, desafios e oportunidades de formação nos cursos de graduação e pós-graduação em nossa jovem universidade (criada pela Lei 12.289/2010), que está instalada nos estados do Ceará e a da Bahia, na região do Nordeste da República Federativa do Brasil.

Segundo Roque Albuquerque, a República dos Camarões passa por uma mudança administrativa com reestruturação e divisão das cidades. No caso, a cidade de Bafoussam (com aproximadamente 500.000 habitantes, tem estatuto de comunidade urbana desde 2008, sendo constituída por três municípios distritais), está envolvida nesta mudança, com pretensão de se tornar uma cidade modelo, tipo uma Smart City.

Neste sentido, a ideia é buscar na Unilab todo o potencial nas áreas de saúde, das engenharias (tecnologias, energias e de alimentos), das relações internacionais e em diversas outras áreas, juntamente com seus servidores técnico-administrativos em Educação (TAEs), docentes e discentes para que possa, não somente realizar o intercâmbio, mas viabilizar a cooperação, na qual a Unilab possa a exercer o protagonismo no desenvolvimento e criação de todo o mecanismo administrativo e tecnológico da cidade de Bafoussam”. Roque Albuquerque (reitor da Unilab)

Complementando, Roque esclareceu que a governança local tem interesse no aprendizado da língua portuguesa. “Pode ser uma oportunidade de ser atendido por meio da educação a distância”. Desta forma, ainda seria possível o ingresso de novos estudantes oriundo de Camarões, mediante piloto, porém a ser avaliada as condições orçamentárias e outros elementos a ser discutido com as unidades responsáveis.

Ao final das apresentações, trocas e recomendações, foi realizado a assinatura do Memorando de Entendimento entre o CUB e a Unilab, como também a assinatura do Livro de Ouro.

Foto: Roger Tafam (Bafoussam), Roque (Unilab), Paulin Tchenzette (Embaixada) e Géorges Obam (MINDDEVEL)

Diante do trabalho desenvolvido, no final de 2024, em Brasília/DF, pela equipe da Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (Prointer/Unilab), com destaque na extensão das seleções de estudantes dos países não lusófonos, uma nova parceria surgiu, a intenção de realizar um acordo de cooperação entre a República dos Camarões a nossa universidade. Exaltando assim, o protagonismo da Unilab no trabalho de internacionalização dos projetos e ações desenvolvidas ao longo dos anos pela gestão e pelas equipes envolvidas e a importância da Universidade na relação Sul-Sul.

A nova parceria

A assinatura do acordo de parceria visa estabelecer bases para a cooperação técnica e intercâmbio de conhecimento, além de propiciar a promoção de futuros projetos conjuntos entre as partes, com vigência de 05 anos, podendo ser prorrogado mediante comum acordo.

O Memorando de Entendimento entre o países interessados, esclarece que nas áreas de atuação, poderá realizar estudos e pesquisas em desenvolvimento regional e educação; a capacitação e o treinamento de servidores públicos e organização de seminários, workshops e outras atividades de intercâmbio acadêmico e cultural, vide (Cláusula Terceira – das áreas de atuação).

Por Soraya Lima – Unilab