UFG inaugura Laboratório Avançado de Tecnologias Imersivas

Estrutura é uma das maiores da América Latina e mostra investimento na pesquisa em IA

O Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (INF/UFG) teve no dia 6 de maio uma nova estrutura inaugurada: o Laboratório Avançado de Tecnologias Imersivas vinculado ao Centro de Competências Embrapii em Tecnologias Imersivas (Akcit). O laboratório é um dos mais bem equipados da América Latina em tecnologias imersivas, inteligência artificial e computação de alto desempenho. Com um parque tecnológico de ponta, o Centro é equipado para impulsionar pesquisas disruptivas, acelerar a inovação e fortalecer projetos em parceria com empresas e instituições nacionais e internacionais. 

Laboratório está localizado no Instituto de Informática da UFG

Participaram do evento autoridades vinculadas à Universidade Federal de Goiás e ao Ministério da Ciência e Tecnologia, além de membros da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). O descerramento da placa de inauguração teve a participação do diretor Geral do AKCIT, Arlindo Galvão, o coordenador dos Centros de Competência Embrapii, Luan Saldanha, a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, o diretor do Instituto de Informática da UFG, Eliomar Araújo de Lima, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeg), Marcos Arriel, e o diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do MCTI, Hugo Valadares. 

Laboratório teve investimento de aproximadamente R$ 2,5 milhões em infraestrutura e equipamentos

Durante os discursos foi reiterada a importância do laboratório não só para a instituição, mas para a construção do projeto do governo federal que busca pensar a inteligência artificial no Brasil de forma a atender todos os brasileiros, com melhoria de vida para as pessoas. A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, destacou o quanto a Universidade tem crescido de forma a abarcar projetos como esse e, por isso mesmo, começa a se destacar como uma das universidades de excelência no Brasil a partir das avaliações das universidades realizadas pelo governo federal. Segundo o diretor do Instituto de Informática, Eliomar Araújo, o laboratório teve recurso de aproximadamente 2,5 milhões em suas instalações e equipamentos. O AKCIT está associado ao Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia), que é a maior referência latino-americana para inteligência artificial (IA) e a Unidade Embrapii com melhor nota de avaliação das empresas.

Equipamentos – O laboratório recém-inaugurado conta com equipamentos de ponta importantes no desenvolvimento dos projetos vinculados à AKCIT. Além do novo laboratório equipado com mais de 30 estações de trabalho completas, o AKCIT possui outros equipamentos de ponta que auxiliam no desenvolvimento de projetos:

Supercomputador NVIDIA Blackwell B200 –  O supercomputador combina altíssima capacidade de processamento, memória massiva e interconectividade de última geração.  Equipado com oito GPUs, o supercomputador foi projetado para enfrentar os desafios mais complexos em computação de IA e aprendizado profundo. No AKCIT, ele permitirá o treinamento de grandes modelos de linguagem, criação de ambientes virtuais ultrarrealistas, simulações científicas de alta precisão e o desenvolvimento de soluções inovadoras que impulsionarão diferentes setores econômicos e sociais.

Óculos de Realidade Virtual Meta Quest 3 – O óculos com seis câmeras para mapeamento ambiental e passthrough em cores, permite a integração de elementos virtuais ao ambiente real.

Óculos de Realidade Virtual Apple Vision Pro – dispositivo de computação espacialpara experiências imersivas. Seu sistema de câmeras estereoscópicas 3D permite captura espacial de fotos e vídeos, enquanto sensores como LiDAR e câmeras de rastreamento ocular garantem interação precisa com o ambiente.

Sistemas de Captura de Movimento Xsens – soluções avançadas de captura de movimento baseadas em sensores inerciais. Os sistemas utilizam sensores sem fio fixados ao corpo, permitindo captura de movimento precisa sem a necessidade de câmeras externas, ideal para ambientes variados e adequado para aplicações que exigem alta fidelidade de dados.

Óculos Meta Ray-Ban Wayfarer –  Equipados com lentes que se adaptam à luminosidade, câmera, microfones e alto-falantes integrados, além de assistente de voz Meta AI, permitem captura de fotos e vídeos, chamadas e interação por comandos de voz.

Fonte: Secom UFG. Texto: Kharen Stecca. Fotos: Júlia Mariano