De 5 a 7 de maio, a UFRPE marca presença na II Cumbre Iberoamericana de Educación Superior, cúpula de Reitores de universidades ibero-americanas, coordenado e sediado na Universidad Señor de Sipán (USS), na cidade de Chiclayo, Peru.
Reitores reunidos na II Cumbre Iberoamericada de Educación Superior em Chiclayo, Peru
A Reitora, Profa. Maria José de Sena, e o Diretor do Núcleo de Internacionalização (NINTER) do Instituto Ipê, Prof. Rodrigo Carmo, representaram a instituição abrindo novas frentes de cooperação internacional. Na missão, custeada pela USS, a Reitora foi agraciada com a condecoração máxima da instituição de ensino peruana, recebendo a medalha em reconhecimento à sua contribuição e ao prestígio da UFRPE.
Prof. Rodrigo Carmo, Diretor de Internacionalização, e Profa. Maria José de Sena, Reitora, representaram a UFRPE
Condecoração máxima da Universidade Señor de Sipán entregue pelo Reitor, Prof. Alejandro Cruzata Martínez
Durante o “Conversatorio de Rectores”, a Reitora discursou sobre a Inteligência Artificial (IA) como ferramenta formativa e complementar às insubstituíveis habilidades humanas, valores e criticidade, defendendo a necessidade de protocolos éticos de uso das novas tecnologias. Ela reforçou a excelência da UFRPE em tecnologias sociais e a urgência na atualização dos processos de ensino como aliados na busca pela excelência educacional.

A Reitora, Profa. Maria José de Sena, discursou no Conversatorio de Rectores
A missão também resulta na assinatura de acordos marco com a anfitriã USS e com a Universidad Nacional de Educación Enrique Guzman y Valle, que prometem alavancar projetos internacionais conjuntos. A agenda da UFRPE no Peru ainda inclui uma reunião com a Prefeita de Chiclayo, Janet Cubas Carranza, para discutir desenvolvimento sustentável e tecnologias sociais.
Parceria celebrada com a peruana Universidad Señor de Sipan
Universidad Nacional de Educación Enrique Guzman y Valle
O evento internacional “Universidades para un Nuevo Mundo: Alianzas entre América Latina y Rumania: Educación, Pensamiento y Cooperación para la Transformación Social” também foi anunciado, com sede na UFRPE em agosto de 2025, prometendo debates sobre o papel da academia na transformação global, um conhecimento que transcende fronteiras em benefício da comunidade acadêmica e da sociedade em geral.
Cúpula de reitores iberoamericanos reunidos em Chinclayo, Peru