UNIR: Acervo arqueológico receberá recursos para modernização e preservação

A Coleção dos Acervos Arqueológicos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) foi selecionada no edital do MCTI/Finep para Recuperação e Preservação de Acervos, lançado em 2024.

Esse edital, o primeiro da Finep – a Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – com foco específico em recuperação e preservação de acervos, recebeu 470 projetos de todo o país, submetidos a duas categorias: acervos científicos e acervos históricos e culturais.

O projeto “Requalificação do Processo de Gestão e Preservação dos Acervos Arqueológicos”, coordenado pela professora Daiane Pereira, do Departamento de Arqueologia (DArq), foi selecionado na categoria “acervos históricos e culturais”, com um valor de R$ 1.672.093,38.

Os recursos serão investidos na modernização da infraestrutura da Reserva Técnica do DArq/UNIR, garantindo a preservação física, social e informacional dos acervos arqueológicos da instituição.

De acordo com a coordenadora, será implementado um sistema de combate a incêndios na reserva técnica; aquisição de mobiliário especializado para acervos de grande porte e aquisição de equipamentos para salvaguarda e documentação de acervos tridimensionais e bidimensionais.

“O fomento financeiro vem contribuir para as ações contínuas de pesquisa, ensino e extensão realizadas pela equipe da Reserva Técnica (RT/DArq), um passo importante para a preservação da nossa história e cultura”, comenta a professora Daiane.

A Reserva Técnica (RT) Arqueológica – é o local onde está reunido todo o acervo de artefatos históricos do curso de graduação em Arqueologia da UNIR e também onde são realizadas as visitas e exposições. O acervo é composto por cerca de 800 mil artefatos obtidos em sítios arqueológicos escavados por docentes e discentes nas aulas práticas do curso, e também por doações realizadas por moradores da região. Possui fragmentos de vasilhas cerâmicas, rochas lascadas e polidas (líticos), carvões, sementes, restos ossos faunísticos, vidros, louças e metais. A RT está localizada no Campus da UNIR em Porto Velho (RO), próximo ao Ginásio Tatuzão, e é aberta para visitação mediante agendamento prévio (saiba mais aqui). 

Apoio – Além do projeto aprovado na área de Arqueologia, outros quatro projetos, vinculados às Coleções Biológicas da UNIR, também foram bem avaliados e recomendados na chamada, embora tenham ficado fora do orçamento do MCTI. É importante destacar o mérito dessas propostas, pois todas elas – aprovadas ou recomendadas – contaram com o apoio da Propeq/UNIR no processo de submissão.

“Convocamos os coordenadores para uma reunião com o objetivo de incentivar a participação das coleções da UNIR e o resultado foi muito positivo: tivemos cinco submissões e uma delas foi aprovada”, destaca o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Juliano Cedaro. Ele explica que o trabalho da Propesq nesse processo foi de suporte logístico e de orientação aos coordenadores responsáveis pelo envio das propostas.

Fonte: UNIR