Ufopa debate mudanças climáticas e COP30

Evento reúne pesquisadores para falar sobre o papel da ciência na formulação de políticas ambientais globais

O Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Amazônia (PPGRNA) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realizará no dia 16 de maio de 2025 seu I Workshop, com o tema “Mudanças Climáticas em Debate: Contribuições da Ciência para a COP30″. O evento será realizado das 8h às 18h no auditório do Núcleo Tecnológico de Bioativos (NTB), na Unidade Tapajós, em Santarém (PA).

A proposta do encontro é contribuir com reflexões e evidências científicas sobre a emergência climática global, tendo como horizonte a realização da COP30, marcada para ocorrer em novembro deste ano em Belém.

O evento na Ufopa contribui para reforçar a importância da Conferência das Partes da ONU, por ser um marco internacional para definir compromissos coletivos de redução de gases de efeito estufa, e a participação ativa da comunidade científica é fundamental para orientar decisões políticas eficazes e embasadas.

A abertura será realizada pela professora Ana Carla dos Santos Gomes, doutora em Ciências e docente do curso de Ciências Atmosféricas da Ufopa. Ela também é coordenadora adjunta do PPGRNA.

Temática – Entre os temas a serem debatidos estão: Paleoclima e o impacto das mudanças climáticas no risco potencial de fogo em vegetação; Vulnerabilidade e mudanças hidroclimáticas na Amazônia; Mudanças climáticas no abastecimento de água; Mudanças climáticas: impactos sobre a produção de base familiar e bioindicadores invertebrados; Os desafios de medir as mudanças climáticas no interior da Amazônia; Contribuições da Agrometeorologia para o desenvolvimento da Bioeconomia, do mercado de créditos de carbono e para a mitigação das mudanças climáticas na Amazônia.

Ainda será debatido no encontro um tema bastante recorrente na atualidade: “Ciência e a Inteligência Artificial”, cujo palestrante será o professor Abraham Lincoln Rabelo de Sousa, doutor em Ciência da Computação e diretor do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) da Ufopa.

Fonte: Ufopa