UFMG inaugura espaço no campus Pampulha dedicado à criança

Casa da Infância, instalada em meio à natureza, foi projetada para dar centralidade aos processos de cuidado e educação

Casa da Infância será espaço de formação e qualificação de profissionais. Foto: Divulgação | UFMG

Localizada em meio à natureza, atrás da Faculdade de Educação (Fae) da UFMG, no campus Pampulha, a Casa da Infância foi criada com o intuito de possibilitar que pesquisadores, professores, estudantes e profissionais reflitam e pesquisem sobre temas relacionados ao universo infantil. No espaço, as crianças e suas famílias poderão desfrutar do contato com a natureza e de práticas culturais, educativas e artísticas capazes de ampliar as experiências das crianças e contribuir para que elas usufruam seu direito a um desenvolvimento pleno.

O novo espaço será inaugurado nesta sexta-feira, a partir das 16h, em cerimônia com autoridades e participantes do Seminário do Projeto de Extensão Oficinas de Leitura Literária (Prollei). Segundo o perfil da Casa nas redes sociais, ela pode ser entendida como um lugar no qual as infâncias e seus processos de cuidado e educação são o centro dos interesses de pesquisas e atividades acadêmicas relacionadas ao ensino e à extensão universitária. A iniciativa é coordenada pela professora Mônica Correia Baptista, do Departamento de Administração Escolar da FaE.

Teoria e prática
Ainda segundo o perfil, a Casa da Infância vai unir teoria e prática, promovendo a qualificação de educadores e a produção de conhecimentos sobre a infância contemporânea. Como centro de referência, a Casa propiciará a experimentação e a construção coletiva de saberes, fortalecendo os direitos das crianças e a formação de profissionais críticos e amparados em princípios políticos, éticos e estéticos. O objetivo é que o espaço seja, também, um ambiente que incentive práticas criativas na educação infantil e valorize a diversidade. 

A Casa da Infância é espaço destinado a auxiliar na formação dos profissionais críticos e reflexivos, estimular estudos, publicações e eventos acadêmicos, contribuir para a formulação de políticas públicas e para a defesa dos direitos das crianças. Seu impacto se estenderá ao reconhecimento da UFMG como referência nacional e internacional em pesquisas sobre infância e educação infantil. A Casa foi concebida também para fortalecer a interação entre a UFMG e a comunidade por meio de outros projetos, promovendo a troca de saberes e de práticas pedagógicas.

Fonte: UFMG