Centro de Pesquisa da Femec contará com investimento para desenvolvimento de pesquisa relacionada ao setor automobilístico
Além do desenvolvimento de novas tecnologias e pesquisas dentro da universidade, a parceria oportuniza a interação entre estudantes da UFU e o mercado de trabalho. Na foto, Enric Aramburu, gerente de produtos da IDIADA da Espanha. (Fotos: Maria Eduarda Amorim)
Em 6 de maio, o Centro de Pesquisa em Aerodinâmica Experimental (CPAERO) da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (Femec/UFU) recebeu, no campus Glória, representantes da empresa espanhola Applus IDIADA. A reunião marcou de forma simbólica uma parceria que busca promover o desenvolvimento de um software de Inteligência Artificial (IA) para aprimorar os processos industriais do setor automobilístico. Estavam presentes Enric Aramburu, gerente de produtos da IDIADA da Espanha; Fernanda Saad, coordenadora de inovação da IDIADA, de Belo Horizonte; Rafaela Rios, recrutadora da IDIADA; Odenir de Almeida, coordenador do CPAERO/UFU; Ana Marta de Souza, diretora da Femec/UFU e; Yara Cristina de Paiva, diretora de Pós-graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPP/UFU) representando tanto o reitor, Carlos Henrique de Carvalho, quanto a vice-reitora, Catarina Azeredo.
A Applus IDIADA é uma multinacional que atua no âmbito automotivo, prestando serviços abrangentes de engenharia e homologação para projetos de desenvolvimento de veículos à escala internacional, e está presente em 25 países, incluindo o Brasil. A colaboração com a UFU tem o objetivo de viabilizar a criação de projetos inovadores e eficientes de modelagem, análise e otimização aerodinâmica de automóveis, com foco nos fatores de interação do veículo com o meio externo, por meio de pesquisas feitas com apoio de alunos e professores.

“É uma empresa que presta serviço para a indústria automotiva no desenvolvimento de novos veículos terrestres, e a ideia dessa parceria é da gente poder desenvolver novas metodologias de projeto utilizando ensaios em túnel de vento, simulação computacional e também inteligência artificial para poder otimizar o formato dos veículos”, adiciona Almeida.
A parceria teve início oficialmente em dezembro de 2024, tem a duração de três anos e contará com investimentos em infraestrutura de laboratório, equipamentos e bolsas de pesquisa. A UFU é a primeira universidade brasileira a firmar um acordo com a multinacional. Segundo Saad, egressa da UFU e agora líder na empresa, a parceria teve início a partir de uma conversa com o professor Odenir sobre vagas disponíveis na empresa em que trabalha e, por meio disso, ele sugeriu a ideia de fazer uma parceria, valorizando a colaboração entre universidade e mercado.
O encontro contou com diversas atividades ao longo do dia, incluindo a apresentação institucional da Femec e do CPAERO, visita ao Laboratório de Aeronáutica Experimental (Laex), espaço de trabalho conjunto com a empresa, apresentação do projeto de pesquisa feito por estudantes participantes do projeto, e foi finalizado com uma palestra aberta ao público sobre aerodinâmica, realizada por integrantes da IDIADA. Para Luis Gustavo Bittar de Almeida, graduando em Engenharia Mecânica e bolsista do projeto, “ter a chance de colaborar nesta pesquisa é importante profissionalmente e pessoalmente, já que além de ser uma oportunidade de conhecer o mercado de trabalho e melhorar o currículo, é uma forma de estar sempre aprendendo algo novo”.
“A universidade se orgulha de ser um espaço onde a ciência, a inovação e a parceria com o setor produtivo se entrelaçam para promover esses avanços tecnológicos e formar profissionais qualificados e capacitados. Então, nós esperamos que este seja apenas o primeiro de muitos passos em direção a uma colaboração que seja duradoura e frutífera entre a universidade e a Idiada”, completa de Paiva sobre a importância da parceria.
Confira mais fotos do encontro na seção UFU em Imagens. Por Maria Eduarda Amorim/ Portal UFU Comunica