
Ocorreu, na tarde do dia 19 de maio, na Universidade Federal do Amapá (Unifap), Campus Marco Zero do Equador, uma reunião entre a vice-reitora da Instituição, Profa. Dra. Ana Cristina Maués, e o superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/AP), Gersuliano da Silva Pinto, para assinar um termo de convênio para oferta de estágio obrigatório aos estudantes de graduação regularmente matriculados nos cursos da Unifap.
Ao todo, serão ofertadas 37 vagas para os cursos de Matemática, Ciência da Computação, Direito; Administração; Geografia; Ciências Ambientais; Secretariado Executivo; Ciências Sociais; Letras Libras Português; Artes Visuais; Jornalismo; Engenharia Civil. O estágio não será remunerado, pelo fato de ser obrigatório no histórico do(a) acadêmico(a).
O estágio supervisionado é crucial para a formação profissional e acadêmica. Segundo a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, o estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante. O estágio integra o itinerário formativo do educando e faz parte do projeto pedagógico do curso.
Além da vice-reitora da Unifap e do superintende regional, estiveram presentes na reunião a coordenadora de ensino de graduação da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), Huana Furtado; Marcel Lopes Amoras (Prograd); a diretora do Departamento de Ciências exatas e tecnológicas (Dcet), Profa. Dra. Cristina Maria Baddini Lucas; o Prof. Dr. Emanuel Leal de Lima (Unifap); Geovane Granjeiro da Silva (Incra) e Fabrício Dias (Incra).
* Texto: Ana Carolina Brazão (Bolsista Assesp/Unifap). Foto: Obedi Barbosa.