A Universidade Federal do Tocantins (UFT) recebeu nesta terça-feira (28) a visita do diretor do Relo (Regional English Language Office), Scott Chiverton. O Relo é um escritório vinculado à Embaixada dos Estados Unidos no Brasil que promove o ensino da língua inglesa como forma de fortalecer laços educacionais e culturais com outros países. A vinda de Chiverton foi articulada pelo curso de Letras-Inglês da UFT.
Durante a visita, o diretor foi recebido pelo reitor Luís Eduardo Bovolato e por pró-reitores da instituição. Na ocasião, apresentou os principais programas e ações do Relo, incluindo capacitações gratuitas para professores, materiais didáticos abertos ao público e cursos virtuais de formação em ensino de inglês. Um dos destaques é o curso online voltado a docentes de diversas áreas, com inscrições abertas a partir de 7 de julho.

Scott Chiverton (Relo) busca parceria com a UFT para o ensino de inglês (Foto: Daniel dos Santos)
“Nosso objetivo é fortalecer o ensino e a aprendizagem da língua inglesa em todos os estados do Brasil. Trabalhamos com oficinas, cursos e apoio às universidades nos seus objetivos de internacionalização”, explicou Chiverton. Além do encontro com a Reitoria, o diretor visitou espaços da universidade e demonstrou interesse em futuras colaborações com a UFT. “Gostei muito da universidade, especialmente das áreas como agronomia, medicina e biotecnologia. Vejo potencial para aprofundarmos parcerias entre a Embaixada e a UFT”, destacou.
A professora do curso de Letras (Língua Portguesa/Língua Inglesa), Ana Cláudia Turcato, ressaltou que a aproximação com o Relo pode trazer novas possibilidades para o curso e para toda a comunidade acadêmica. “Já conheço o trabalho da Relo, que vem contribuindo para a o ensino de línguas em diversas partes do país! Buscamos parcerias tanto para a internacionalização quanto para a formação de professores, com o intuito de fortalecer trocar experiências pedagógicas!”.
Para o reitor Luís Eduardo Bovolato, a visita representa um passo importante na consolidação de parcerias internacionais. “O domínio do inglês é essencial para ampliar o alcance da universidade. Programas como os que o Relo oferece têm tudo a ver com a nossa estratégia de internacionalização, e podem beneficiar não só os estudantes, mas também professores e servidores técnico-administrativos.”
A visita de Scott Chiverton reforça o compromisso da UFT com a construção de redes internacionais e com a valorização do ensino de línguas, promovendo o acesso a novas oportunidades de formação e cooperação.
Por: Daniel dos Santos (UFT).