A unidade terá 700 m² e reforçará a rede de atendimento em saúde na região Oeste do Paraná

Nesta quinta-feira (27), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) deu um importante passo para expandir sua atuação na área da saúde, com a assinatura do protocolo de intenções que viabiliza a construção de um ambulatório universitário no município de Toledo. A solenidade, realizada com apoio do Biopark, reuniu autoridades locais, parlamentares e representantes da universidade.
O projeto prevê a instalação de um ambulatório com aproximadamente 700 metros quadrados, que contará com 13 consultórios, duas salas de procedimentos e um quarto de observação. O pré-projeto arquitetônico foi elaborado pela servidora técnico-administrativa da UFPR e arquiteta Renata Zuffa.
A nova estrutura deverá atender tanto à formação prática de estudantes dos cursos da área da saúde da UFPR quanto à demanda por serviços especializados da população.
Segundo o reitor da UFPR, Marcos Sunye, o novo espaço é estratégico para o fortalecimento da graduação e para a ampliação do atendimento à comunidade. “O curso de Medicina de Toledo já se consolidou como o segundo mais procurado da universidade, e uma de suas fragilidades era justamente a limitação de campos de estágio. Este prédio vem solucionar essa lacuna, garantindo melhores condições de formação. Além disso, trata-se de uma estrutura com capacidade para realizar até 5 mil atendimentos por ano exclusivamente pelo SUS, uma conquista importante para a região de Toledo.” Por Gabriel Maia/ UFPR. Fotos: Leandro Santana