Ação mostrando o avanço da saúde pública maranhense e o fortalecimento do HU-UFMA como centro de referência em procedimentos de alta complexidade

O Maranhão acaba de entrar para a história com a realização do primeiro transplante de coração do estado, ocorrido neste sábado, dia 05, no Hospital Universitário da UFMA, em São Luís. A cirurgia faz parte de um mutirão nacional de saúde que mobiliza hospitais universitários em todo o país, visando reduzir filas de espera e garantir mais qualidade de vida aos pacientes.
Regiões como Sul e Sudeste já realizavam esse tipo de procedimento, e agora o Maranhão se une a este avanço na saúde. Pelo menos 130 operações estão previstas apenas para hoje, dia 05; até o momento, já foram realizadas 64 cirurgias e cerca de 2 mil exames.
O cirurgião cardíaco Ruan Mejia, que orientou a equipe maranhense, destacou o preparo e a evolução dos profissionais locais. “A equipe estava preparada. Tive a oportunidade de ser tutor desse grupo entre 2015 e 2017 no programa de Tutoria em Transplante Cardíaco, em Fortaleza. Dos cinco estados que participaram, só faltava São Luís realizar o transplante. Foi uma satisfação ver como eles progrediram e estão bem organizados”, afirmou.
Para a diretora de Atenção à Saúde da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.- Ebserh, Lumena Furtado, o momento é histórico e fruto de esforço coletivo. “Estamos conseguindo reduzir o tempo de espera para cirurgias, consultas e exames, atendendo de forma entusiasmada ao convite do presidente Lula para fazer a diferença no Sistema Único de Saúde”, destacou.
O transplante representa uma nova chance de vida ao paciente, mostrando o avanço da saúde pública maranhense e o fortalecimento do HU-UFMA como centro de referência em procedimentos de alta complexidade.
Fonte: UFMA