Representantes do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas das Instituições Federais de Ensino (FORGEPE) participaram nesta semana de duas importantes reuniões em Brasília, com o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Os encontros trataram de temas estratégicos para o fortalecimento da gestão de pessoas nas universidades federais.

No dia 16, o diálogo foi realizado com a equipe do MEC, com a presença do diretor de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior (DIFES/SESu), Juscelino Pereira Silva; do assessor da DIFES/SESu, Edson de Sousa Almeida; da coordenadora-geral da SESu, Lucia Campos Pellanda; do representante da Coordenação-Geral CGGG/SESu, Vitor Maselli; e da representante da Secretaria Executiva/SAA/MEC, Denise de Oliveira Bento.
Foram debatidos temas como a regulamentação da proposta de transformação de cargos amplos, a redistribuição com foco na ajuda de custo, o apoio ao estágio probatório em articulação com o MGI, a conversão de tempo especial, o Anexo II do Decreto nº 9.739, que trata do limite de candidatos em concursos, a proposta de alteração da Lei nº 8.745/1993, decisões judiciais sobre remoção de servidores entre instituições federais distintas e a criação do Banco Equivalente dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação.
No dia 17, além dos representantes do MEC, participaram representantes do MGI: Cynthia Beltrão de Souza Guerra Curado, da Diretoria de Remuneração, Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (SRT/MGI), e José Celso Pereira Cardoso Júnior, da Secretaria de Gestão de Pessoas. Na ocasião, foram discutidos o modelo do estágio probatório, a conversão de tempo especial, o auxílio-transporte e o cronograma das mudanças previstas na política de gestão de pessoas.
As reuniões reforçam o papel estratégico do FORGEPE como instância de interlocução com os órgãos federais, contribuindo para o aprimoramento das políticas de gestão de pessoas nas universidades federais.