Atendendo à solicitação da Andifes, ministério prorrogou até 30 de julho o prazo para que concluintes de graduação em medicina se inscreverem nos respectivos exames. Provas serão aplicadas pelo Inep e pelo MEC em 19 de outubro, de forma integrada, em todo país.

O período de inscrições para o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) e para o Exame Nacional de Residência (Enare) foi prorrogado. Agora, os concluintes da graduação em medicina e demais interessados têm até 30 de julho para se inscrever. O prazo também vale para as solicitações de atendimento especializado e de tratamento por nome social. Confira a retificação com o novo cronograma do Ename, publicada nesta sexta-feira, 18 de julho, no Diário Oficial da União.
O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), aplicará as provas dos exames de forma integrada no dia 19 de outubro.
A participação no Enamed é obrigatória para quem estiver habilitado e inscrito no Enade pelo coordenador do curso como concluinte de graduação em medicina. Podem participar, ainda, de forma voluntária, os demais interessados em utilizar os resultados nos processos seletivos das especialidades médicas de acesso direto do Enare, previsto na Portaria MEC n.º 329, de 23 de abril de 2025, nos termos do Edital 03/2025, publicado pela Ebserh, vinculada ao MEC. As regras para os processos de seleção e ingresso aos programas de residência médica, no âmbito do Enare, também estão presentes no mesmo edital.
As provas do Enamed considerarão conteúdos, habilidades e competências das áreas de clínica médica; cirurgia; ginecologia e obstetrícia; pediatria; medicina da família e comunidade; saúde coletiva e, de maneira interdisciplinar, da área de saúde mental. A avaliação será baseada nos critérios definidos para o Enade, observadas as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), os normativos e as legislações de regulamentação do exercício profissional vigentes e atinentes à área médica.
Confira os principais objetivos do Enamed
- Avaliação da formação médica: verificar se os concluintes dos cursos de medicina adquiriram as competências e habilidades exigidas pelas DCNs.
- Apoio à melhoria dos cursos: fornecer insumos para o aprimoramento das graduações em medicina, contribuindo para a qualidade da educação médica no Brasil.
- Aprimoramento da seleção para a residência médica: unificar a avaliação do Enade e a prova teórica do Enare, otimizando o acesso à residência.
- Fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS): garantir que os futuros médicos estejam preparados para atuar de maneira qualificada no SUS.
- Unificação e transparência: criar um modelo padronizado de avaliação, democratizando o ingresso nos programas de residência médica de acesso direto.
Enare – Iniciativa da Ebserh, instituição vinculada ao MEC, o Enare oferecerá este ano 11.388 vagas de residência médica, uniprofissional e multiprofissional, com 237 instituições participantes. O quantitativo representa aproximadamente 28% a mais de vagas oferecidas, comparando com a última edição.
A edição do Enare deste ano traz novidades: além de instituições públicas, participam instituições privadas com ou sem fins lucrativos que ofertam Programa de Residência Médica e/ou Programa de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde, reconhecidos pelo MEC e que possuam vagas autorizadas com financiamento de bolsas de residência. A lista de instituições participantes, a tabela de vagas e o edital do Enare podem ser acessadas pela página do exame.
O Enare 2025 será constituído por única etapa obrigatória, de caráter eliminatório e classificatório – exame escrito (prova objetiva), que corresponderá a 100% da nota final. Os inscritos poderão optar por utilizar o resultado no exame para os programas de residência médica de acesso direto.
Os candidatos que vão concorrer às vagas de residência multiprofissional e em área profissional da saúde, ou às vagas de residências médicas de pré-requisito, área de atuação e ano adicional, vão seguir realizando as provas do Enare, como nas edições anteriores.
Fonte: MEC, *Adaptado por Andifes.