Andifes reforça importância de orçamento estável no Congresso da UNE

No dia 18 de julho de 2025, a Andifes participou do 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune), realizado na Universidade Federal de Goiás (UFG). Representando a associação, o vice‑presidente da Andifes e reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), José Geraldo Ticianeli, integrou a mesa de debate sobre o financiamento da educação pública.

Foto: Vitória Oliveira

A atividade fez parte da programação do congresso com o tema “Recomposição orçamentária já!: por uma educação fora do arcabouço fiscal e no centro do projeto nacional”, reunindo dirigentes, estudantes e especialistas em educação.

Durante sua fala, Ticianeli destacou que a Andifes está em diálogo com o Ministério da Educação sobre a proposta anunciada pelo ministro da Educação no dia anterior, durante ato com o presidente Lula, sobre a elaboração de um projeto de lei para garantir financiamento sustentável às universidades federais.

O reitor apresentou uma sugestão em debate na Comissão de Financiamento da Andifes. “Pegar 1% do PIB do ano anterior e repassar para as universidades. Teríamos um orçamento garantido, independentemente da aprovação anual no Congresso Nacional”, afirmou.

Segundo o reitor, a proposta se inspira no modelo adotado pelas universidades estaduais paulistas, que recebem uma porcentagem fixa do ICMS estadual, o que garante previsibilidade e estabilidade para o planejamento institucional.

*Andifes, com informações da UNE.