UFLA recebe representante do departamento de Defesa dos EUA para possíveis parcerias na área de cooperação científica

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu, no dia 2 de julho, a visita de James Lyke, representante do Departamento de Defesa dos Estados Unidos (Department of Defense – DoD). A vinda à Instituição teve como principal objetivo conhecer as linhas de pesquisa em ciência básica desenvolvidas na Universidade e apresentar oportunidades de financiamento e colaboração científica internacional.

Durante a visita, o professor James Lyke foi recebido pelo diretor de Relações Internacionais, professor Flávio Medeiros, pelo chefe do Setor de Projetos e Indicadores da DRI, professor André Pimenta Freire (Icet/UFLA) e pelo pelo representante do escritório EducationUSA na UFLA, Felipe Romão. 

A programação incluiu reuniões na Reitoria, visitas a laboratórios e encontros com docentes e pesquisadores de diferentes unidades acadêmicas, como o Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (Icet), o Instituto de Ciências Naturais (ICN) e a Escola de Engenharia (EENG).

A visita também incluiu a apresentação da estrutura da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e do escritório EducationUSA, rede oficial do governo norte-americano para a promoção de informações sobre o ensino superior nos Estados Unidos. A UFLA integra essa rede por meio de um centro de orientação instalado em seu câmpus (Câmpus Histórico). 

Potencial de colaboração

A presença do representante norte-americano na UFLA reforça o interesse crescente de instituições internacionais em estabelecer vínculos com universidades brasileiras que mantêm excelência na pesquisa científica. O Departamento de Defesa dos EUA tem buscado ampliar parcerias com cientistas brasileiros em áreas de ciência básica, e a UFLA se destacou nesse cenário por meio de contatos prévios, da atuação do EducationUSA e da participação ativa de seus pesquisadores em eventos internacionais promovidos pela instituição norte-americana.

Segundo o professor Flávio Medeiros, diretor de Relações Internacionais, “a visita demonstra o reconhecimento do potencial da UFLA em contribuir com pesquisas de ponta e reforça o compromisso da Universidade com a internacionalização da ciência e o fortalecimento de parcerias estratégicas.”

Submissão de propostas

Durante a visita, também foram discutidos os caminhos para participação de pesquisadores da UFLA em editais do DoD. A submissão inicial é feita por meio do envio de um documento de proposta conceitual (white paper), contendo uma descrição preliminar da proposta de pesquisa em ciência básica. A partir desse documento, ocorrem interações com representantes regionais do DoD, localizados no Consulado dos Estados Unidos em São Paulo, que reúnem especialistas das áreas de Exército, Marinha e Aeronáutica.

Os pesquisadores interessados na elaboração e submissão de propostas podem entrar em contato com a EducationEUA, que objetiva apoiar a interlocução com os representantes internacionais. Entre em contato diretamente com o adviser Felipe Romão

Escrito por Cibele Aguiar (UFLA)