
Em sessão plenária nesta última quinta-feira, dia 17/07, o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) deliberou favoravelmente sobre a proposta de institucionalização de um campus em Pouso Alegre e, concomitantemente, a proposição do curso de Bacharelado em Inteligência Artificial.
O início da sessão foi dedicado à apresentação formal por parte da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre (PMPA), representada pelo vice-prefeito Igor Tavares. A PMPA detalhou as condições estruturantes e a infraestrutura a serem disponibilizadas, as quais configuram os pilares para a viabilidade do projeto. Também estiveram presentes os senhores Henrique Cassalho Guimarães, assessor de Assuntos Jurídicos, e José Evaldo Coelho do Nascimento, analista de Relações Empresariais, representando a FIEMG Regional Sul, também parceira no projeto PousoHub.
A segunda parte da sessão foi dedicada à discussão e à deliberação. A aprovação do Consuni foi condicionada à plena materialização das condições estruturantes pelo Município de Pouso Alegre, bem como à garantia de alocação de novas vagas para docentes e técnico-administrativos em educação (TAEs) por parte do Governo Federal, elementos cruciais para a sustentabilidade acadêmica e operacional do novo campus universitário.
É fundamental esclarecer que esta aprovação do Consuni constitui apenas uma etapa inicial no complexo rito regulatório. Ela confere a documentação necessária para que a UNIFEI submeta formalmente o projeto ao Ministério da Educação (MEC), em estrita conformidade com o prazo-limite de 1º de agosto de 2025, estabelecido pelo calendário de regulação do próprio MEC. A efetiva autorização para a implantação do campus e a abertura do curso permanece sob a alçada decisória do MEC.
Esta decisão substancia o compromisso da UNIFEI com a expansão qualificada e seu papel catalisador no desenvolvimento socioeconômico regional.
A proposta de implantação de campus em Pouso Alegre vai ao encontro de uma política institucional de consolidação da UNIFEI como um pilar essencial no desenvolvimento regional do Sul de Minas. Ao formar profissionais altamente qualificados em tecnologia de ponta, a universidade também contribui com o impulsionamento da pesquisa e inovação, bem como a atração de investimentos, alinhando diretamente a excelência acadêmica com as demandas do setor produtivo e da sociedade.
Convidamos a comunidade acadêmica, o setor produtivo e a sociedade civil a engajarem-se ativamente nesta fase de co-construção, contribuindo para a estruturação e o detalhamento deste grande projeto.
Em face da celeridade que se fez necessária nesse momento inicial, ficou acordado no Consuni que, ao longo do segundo semestre de 2025, a Pró-Reitoria de Graduação (PRG) coordenará um maior aprofundamento do projeto pedagógico do curso de Bacharelado em Inteligência Artificial. Este período também será propício para a avaliação de outras propostas de cursos, sempre em consonância com as condições estruturantes.
Abaixo, compartilhamos com nossa comunidade uma breve contextualização dos eventos ocorridos nos últimos meses.
Em abril de 2025, o Consuni aprovou a integração da UNIFEI ao projeto PousoHub, em resposta a um convite formal da PMPA. Desde então, a Reitoria da UNIFEI e a PMPA engajaram-se em uma série de reuniões de trabalho, focadas na delineação de escopos de atuação e na definição das contrapartidas infraestruturais necessárias.
Em junho de 2025, o reitor da UNIFEI e o prefeito de Pouso Alegre formalizaram um Protocolo de Intenções. Este documento delineou as condições de suporte ofertadas pela PMPA e pavimentou o caminho para que a UNIFEI possa apresentar propostas de até três cursos de graduação, com prioridade para aqueles alinhados à política governamental expressa no Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA).
A celeridade no processo de tramitação foi impulsionada por uma orientação da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC) recebida já em julho de 2025. Para a efetivação do protocolo da proposta de um novo campus, o prazo-limite de 01/08/2025 deve ser cumprido, exigindo ato autorizativo do Consuni. Adicionalmente, a SESu/MEC estabeleceu que a proposta de um novo campus deve estar, obrigatoriamente, vinculada à criação de, no mínimo, um curso de graduação, justificando a urgência dos encaminhamentos. A Reitoria manteve o Consuni atualizado sobre o progresso das tratativas nas sessões de 30/06/2025 e 14/07/2025, culminando na convocação desta última reunião do dia 17/07/2025.
Fonte: UNIFEI