
Na semana passada, articulado pelo Assessor de Relações Internacionais da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Gabriel Nascimento, os docentes da University of South Australia, Samuel Osborne, Joel Windle e Dominic Barry, estiveram na Reitoria da UFSB para se encontrarem com a Reitora Joana Angélica Guimarães.
A visita teve como objetivo detalhar o protocolo de intenções referente a um acordo de cooperação técnica internacional entre as universidades. Essa cooperação tem como foco principal a educação indígena, a educação quilombola e a educação linguística. O interesse no acordo começou com produções acadêmicas entres os pesquisadores das duas universidades, além do convite recebido pelo Assessor Gabriel como professor visitante na University of South Australia.
De acordo com Gabriel, “Esse acordo de cooperação é muito importante para a UFSB, porque nós podemos realizar pela primeira vez um intercâmbio entre povos indígenas e também entre estudantes indígenas das duas comunidades, já que Dominic Berry, um dos participantes, é aborígine do grupo Pitjantjatjara e Yanhunytjatjara, que fica no centro da Austrália”.

Os professores ainda conheceram diversas comunidades indígenas da região, como a Caramuru, de Pau Brasil, e a escola Indígena Tupinambá de Olivença.
A universidade vem recebendo cada vez mais delegações estrangeiras com o intuito de estreitar laços para além do país. Só esse ano, a UFSB teve a visita de docentes russos, australianos e está no aguardo de nigerianos. Os frutos desses acordos vêm sendo colhidos por estudantes que puderam realizar intercâmbio para outros países como Angola, Uruguai e Equador.
Fonte: UFSB