ANDIFES participa do lançamento oficial do programa PET-Saúde: I&SD, que terá como foco a transformação digital do SUS

A convite do Ministério da Saúde, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), representada pelo presidente José Geraldo Ticianeli (UFRR), participou da live de lançamento do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde: Informação e Saúde Digital (PET-Saúde: I&SD), na segunda-feira (4). O evento marcou o início das atividades do programa, que começou oficialmente em 1º de agosto de 2025.

O PET-Saúde: I&SD é uma nova edição do tradicional PET-Saúde, iniciativa do Ministério da Saúde (MS) em parceria com o Ministério da Educação (MEC), que busca promover a integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade. Nesta nova versão, o foco está na transformação digital do Sistema Único de Saúde (SUS) e as universidades federais estão desempenhando um papel crucial nesse processo, promovendo a formação de profissionais de saúde com foco em saúde digital e o desenvolvimento de soluções para aprimorar a gestão do cuidado e a qualidade dos serviços de saúde. 

O programa foi idealizado pela Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI/MS), em conjunto com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS) e a Secretaria de Educação Superior (SESU/MEC). Entre os destaques da iniciativa estão:

  • Formação crítica em saúde digital, com capacitação de profissionais e estudantes para o uso ético e estratégico de tecnologias digitais;
  • Desenvolvimento de soluções digitais, como aplicativos e sistemas interoperáveis para aprimorar a gestão do cuidado e o acesso aos serviços de saúde;
  • Promoção de uma cultura de dados seguros, incentivando a proteção e a troca segura de informações entre diferentes níveis de atenção do SUS.

Durante sua participação, o presidente da Andifes destacou a importância estratégica da iniciativa para o fortalecimento do SUS e da formação profissional na área da saúde. Em sua fala, Ticianeli afirmou: “Gostaria de, em nome da Andifes, parabenizar a iniciativa, que representa um avanço estratégico para a formação em saúde no país. Esse programa reforça o compromisso das universidades federais com a transformação digital do SUS, integrando ensino, pesquisa e inovação sob uma perspectiva interprofissional e interdisciplinar. Acreditamos que, ao aproximar estudantes e profissionais da realidade dos serviços da cultura digital em saúde, o PET contribui significativamente para um SUS mais eficiente, inclusivo e preparado para os desafios do presente e do futuro. A Andifes seguirá empenhada em apoiar as políticas públicas que fortaleçam essa articulação entre educação superior e o sistema de saúde brasileiro”.

Além da Andifes, participaram da live representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), da Rede Universitária de Telemedicina/Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RUTE/RNP), da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO), coordenadores de núcleos de Telessaúde e demais parceiros institucionais.

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do Ministério da Saúde no YouTube. Os parceiros convidados tiveram espaço para uma saudação inicial aos participantes dos projetos, reforçando o compromisso institucional com a formação e a inovação no âmbito do SUS.