UFSC abre inscrições para projeto que apoia estudantes autistas no ensino superior: Encontros ocorrem de forma remota e são voltados ao público interno e externo da universidade

O Departamento de Metodologia de Ensino (MEN), do Centro de Ciências da Educação (CED), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), está com inscrições abertas até 17 de agosto de 2025 para o projeto de extensão Neurodivergentes: vivências de estudantes autistas no Ensino Superior.

Getty imagens

Os encontros ocorrerão semanalmente ao longo do segundo semestre de 2025, toda quinta-feira às 19h30 de forma remota. Cada grupo terá disponibilidade para 20 vagas, e os participantes serão selecionados por ordem de inscrição.

O projeto visa criar espaços de acolhimento, debate e apoio mútuo entre autistas adultos de dentro e de fora da universidade. Nesta terceira edição do projeto, os temas dos encontros recordam as experiências dos adultos autistas na sociedade contemporânea. Assim, os participantes terão a oportunidade de dialogar sobre suas vivências cotidianas, relações pessoais, mundo do trabalho, objetivos de vida, obstáculos enfrentados, construções de identidade.

O grupo possui caráter educativo, voltado aos estudos sobre o autismo em adultos, os direitos da pessoa com deficiência e o combate aos estereótipos e preconceitos. O projeto teve início no segundo semestre de 2024, com mais de 40 participantes ao longo do tempo. A coordenação é feita pelo professor Wellington Oliveira dos Santos. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: wellington.oliveira@ufsc.br. A inscrição pode ser feita por meio do formulário