A nova Diretoria Executiva da Andifes iniciou a gestão com uma intensa agenda de reuniões institucionais e políticas, reafirmando o compromisso com o diálogo federativo e a construção coletiva das pautas que envolvem o sistema federal de ensino superior.
Eleita no dia 24 de julho, durante a 206ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Andifes, realizada em Natal (RN), a nova diretoria é composta por José Geraldo Ticianeli (UFRR) na presidência e Camila Ítavo (UFMS), Georgina Gonçalves (UFRB), Ana Beatriz de Oliveira (UFSCar) e João Alfredo Braida (UFFS) como vice-presidentes.
Na primeira semana de trabalho, a diretoria realizou uma reunião com a Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (Difes/MEC) e com o Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad), no dia 29 de julho, para dialogar sobre temas fundamentais da gestão universitária, como orçamento, planejamento e estrutura administrativa. No mesmo dia, ocorreu a primeira reunião interna da nova diretoria, momento de alinhamento de estratégias, definição de prioridades e fortalecimento do papel político da Andifes na articulação nacional.


No dia 30 de julho, a diretoria esteve novamente reunida com representantes da Difes/MEC, Juscelino Pereira Silva e Aline Pereira Leal, e do Forplad Andifes, Evandro Faria e Dulce Tristão. A pauta incluiu a definição prioridades e a construção de uma agenda conjunta entre o ministério da Educação e as universidades federais.

Dando continuidade aos diálogos, a diretoria iniciou também uma série de encontros com reitoras, reitores, vice-reitoras e vice-reitores de todas as regiões do país para um processo de escuta, com foco na identificação de demandas locais e definição de temas prioritários a serem encaminhados ao Conselho Pleno da Andifes. Ao final desse processo, os temas levantados subsidiarão a pauta estratégica da nova gestão e fortalecerão o papel das universidades federais no desenvolvimento do país.
