
Cerca de 90 pró-reitores e gestores da Ufes e de outras universidades brasileiras participaram da 2ª Reunião Ordinária da Regional Sudeste do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad), no campus de Goiabeiras, nesta quarta e quinta-feira, 6 e 7 de agosto. O encontro aconteceu no Auditório do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análise de Petróleos (LabPetro).
Ligado à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o Forplad se dedica a refletir e propor soluções relacionadas a estruturas administrativas e de planejamento das Ifes. Nesta reunião, coordenada pelas pró-reitorias de Administração e de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Ufes, palestrantes da Universidade e de outras instituições federais abordaram temas como transparência na gestão, nova lei de licitações, controle orçamentário, relação com fundações de apoio e aspectos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O reitor Eustáquio de Castro, que participou do evento, disse que as reuniões do Forplad são fundamentais para as instituições se prepararem para diferentes cenários econômicos. “Temos que desenvolver as melhores práticas de gestão para otimizar nossos processos. Afinal, estamos tratando de dinheiro público – é o trabalhador que paga o nosso salário”, afirmou.

Para a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Ufes, Cristina Engel, as reuniões se notabilizaram pelas “trocas de experiências e compartilhamento de estratégias”, uma vez que os gestores puderam ouvir a realidade de diferentes instituições. “É muito bom ver que temos tantas boas práticas nas gestões, que estamos promovendo mudanças”, disse.
O pró-reitor de Administração, Roney Pignaton, afirmou que os dois dias de evento foram de “muita qualidade” e serviram para trazer contribuições às rotinas das pró-reitorias. “Discutimos no Fórum para dar um apoio às decisões tanto administrativas quanto políticas dos gestores. Foi importante observar a experiência de cada instituição e mostrar o que nós, na Ufes, estamos fazendo diante dos desafios diários”, afirmou.
Fonte: UFES. Fotos: Alexandre Ramos Ricardo/Proplan