Em março deste ano, o Conselho Universitário da UFSM aprovou a proposta de reestruturação da Secretaria de Apoio Internacional (SAI), que passa a se chamar Diretoria de Relações Internacionais (DRI) a partir de hoje (06 de agosto de 2025). Essa mudança marca uma nova fase da internacionalização na UFSM, refletindo uma evolução institucional que já vem ocorrendo ao longo dos últimos anos e consolidando um novo entendimento sobre o papel estratégico desempenhado pela SAI/DRI dentro de nossa universidade.

Historicamente, a SAI havia sido criada com o propósito de oferecer suporte ao Reitor e à comunidade acadêmica com relação a assuntos internacionais, mas suas funções eram limitadas e de natureza primariamente operacional. Com o passar do tempo e a crescente demanda social por instituições de ensino, pesquisa e extensão capazes de responder aos desafios de um mundo profundamente globalizado, a internacionalização se tornou um pilar cada vez mais importante para o desenvolvimento das universidades. A partir do reconhecimento desse cenário global, a UFSM buscou se adaptar ao novo momento e as atribuições da secretaria foram sendo expandidas progressivamente.
Porém, especialmente nos últimos anos, a internacionalização ganhou ainda mais importância, sendo definida como o desafio nº 1 de seu Plano de Desenvolvimento Institucional. Consequentemente, a administração central passou a tratar a internacionalização (e a SAI) como um de seus principais eixos estratégicos. Assim, a secretaria teve sua estrutura, equipe e atribuições ampliadas, fortalecendo sua capacidade de atuação. Isso significa que o processo de reestruturação que transforma a SAI em DRI não representa apenas uma mudança de nomenclatura, mas formaliza e consolida essa profunda mudança na cultura institucional da UFSM com relação à internacionalização, que já vinha sendo aplicada na prática.
Agora, com uma estrutura organizacional própria, que lhe garante maior autonomia administrativa, e capacidade de articulação intersetorial, a Diretoria de Relações Internacionais passa a ser oficialmente o órgão suplementar responsável por planejar, coordenar e implementar as políticas de internacionalização da universidade, promovendo parcerias estratégicas com instituições estrangeiras, fomentando a mobilidade acadêmica, estimulando a internacionalização “em casa”, apoiando estudantes e pesquisadores internacionais, e integrando a UFSM ao cenário internacional do ensino, pesquisa e extensão.
Para a comunidade acadêmica, algumas implicações dessa mudança são o aumento da oferta de programas de mobilidade e vivências internacionais (presenciais ou virtuais), o fomento da oferta de disciplinas internacionalizadas (capazes de preparar nossos estudantes para atuar como profissionais ou pesquisadores em nível internacional), a realização de eventos multiculturais, a criação ou inserção da UFSM em redes globais de pesquisa, o acolhimento mais qualificado dos estudantes estrangeiros no campus, a promoção de uma convivência maior e mais rica com estudantes e professores internacionais e, consequentemente, com diferentes culturas e realidades acadêmicas.
Com a consolidação da DRI, espera-se que os avanços da UFSM na área de internacionalização não apenas continuem acontecendo, mas se intensifiquem ainda mais. O desenvolvimento de estratégias de internacionalização em casa, uma atuação ativa na diplomacia universitária e o aumento da presença e projeção internacional da instituição terão reflexos no aumento das oportunidades locais e externas disponíveis para docentes, estudantes e TAEs.
Essa nova fase traz consigo a visão de uma UFSM forte, eficiente, organizada e capaz de ser protagonista no cenário global, não apenas enviando estudantes e servidores(as) para o exterior, mas também atraindo o interesse da comunidade internacional, promovendo a excelência acadêmica por meio da cooperação internacional e transformando nosso campus em um espaço de grande riqueza multicultural.
Durante os primeiros dias da transição, as antigas páginas e redes sociais utilizadas pela SAI serão modificadas progressivamente, podendo apresentar desatualizações ou instabilidades temporárias. Contamos com a compreensão de todos durante esse processo!