Mostra ‘A ciência está aqui’ faz parte do evento Comunica Ciência: Encontro de Pesquisadores e Comunicadores
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) promoveu, pelo terceiro ano consecutivo, a mostra “A ciência está aqui”, que aconteceu no dia 13 de agosto no Terminal Central de Uberlândia. O evento fez parte da programação do 5º Comunica Ciência: Encontro de Pesquisadores e Comunicadores, uma iniciativa da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU), com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp/UFU), da Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU) e da ComTec Administradora de Terminais.
A mostra teve como objetivo aproximar a pesquisa científica da sociedade, reunindo cientistas de diferentes áreas do conhecimento para apresentar suas pesquisas de forma acessível à população. Neste ano, 47 pesquisadores enviaram trabalhos, e 30 foram selecionados para serem expostos no terminal, possibilitando um debate direto entre a universidade e a comunidade.
“Fizemos questão de trazer a mostra mais um ano para o Terminal Central de Uberlândia para criar uma tradição e vínculo com a população que passa pelo local. A novidade foram as apresentações organizadas em três turnos, o que possibilitou uma maior dinamicidade e um maior número de pesquisas apresentadas”, explicou João Damasio, coordenador da Divisão de Divulgação Científica (Dirco/UFU) e um dos organizadores do evento.

O intuito é que os pesquisadores proponham estratégias diferentes para atrair a população. Paula Faria Gontijo, docente do Instituto de Biotecnologia da UFU, apresentou, junto com alunos, sua pesquisa sobre a mosca-da-fruta e teve bastante adesão: “pela nossa experiência, a presença do microscópio é um sucesso, as pessoas têm curiosidade, porque não é algo trivial. Outra estratégia foi trazer um organismo para falar de genética, mas que a gente vê em casa, que é a mosquinha que fica nas frutas, o que faz com que a pessoa se sinta parte daquilo que ela está vendo”.
Trabalho das diferentes áreas do conhecimento foram apresentados pelos pesquisadores (Foto: Marco Cavalcanti)
Já Lilian Bento, aluna de Geografia do Campus Pontal da UFU, falou sobre a diferença de apresentar uma pesquisa para a academia e para um público não especializado, como as crianças que passaram pelo Terminal. “O desafio é a linguagem, a gente fazer a transposição de uma linguagem muito técnica, para pessoas fora da universidade, principalmente crianças. Precisamos adaptar nossa linguagem e mostrar como o que nós pesquisamos está presente no dia a dia”, explica
Pesquisa de Lilian Bento é sobre ‘Rochas e minerais no cotidiano: a terra que usamos’ (Foto: Marco Cavalcanti)
Damasio relata ainda a importância de eventos como esse promovido pela Diretoria de Comunicação Social: “A mostra traz um avanço gigante para que a população entenda o que é divulgação científica. A UFU ganha muito em visibilidade, já que, além das pesquisas, trazemos stands de mostra de cursos. É comum que, a partir das pesquisas aqui apresentadas, as pessoas se interessem por determinadas áreas e procurem os cursos ofertados pela universidade”.
Relembre as edições passadas
A mostra “A ciência está aqui” surgiu em 2023, buscando responder a temática do III Comunica Ciência, “Onde está a ciência?”. O Terminal Central de Uberlândia foi escolhido pensando em instigar a divulgação científica nos participantes do evento. Naquele ano, 24 pesquisadores, divididos em dois ambientes diferentes, apresentaram seus trabalhos.
Evento firma a parceria entre a UFU e a Prefeitura Municipal de Uberlândia (Foto: Marco Cavalcanti)
No ano passado, durante o IV Comunica Ciência, 25 trabalhos foram expostos no terminal. Os temas variaram de parcerias entre Engenharia Aeronáutica e Ciências Biológicas a um estudo de fluidos usados para perfuração de poços de petróleo.
A cada ano, mais pesquisadores têm se inscrevido no evento (Foto: Milton Santos)
5º Comunica Ciência
O 5º Comunica Ciência: Encontro de Pesquisadores e Comunicadores aconteceu nos dias 12 e 13 de agosto. No primeiro dia, no Anfiteatro do Bloco 5S do Campus Santa Mônica, pesquisadores, comunicadores e toda a comunidade interessada se reuniram para debater o tema “Ciência, desinformação e redes sociais”.
Evento une pesquisadores e comunicadores em torno da divulgação científica (Foto: Marco Cavalcanti)
Foram duas rodas de conversa sobre a temática. A primeira, “Ciência e regulação no enfrentamento à desinformação nas redes sociais”, contou com a presença de Ana Cristina Santos, chefe da Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), de Murilo Ramos, professor de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), e de Gustavo Medrado, jornalista e pesquisador especializado em Ciência de Dados Aplicada, com mediação de Ana Paula Teixeira, professora de Jornalismo da UFU.
Já a segunda roda de conversa teve como tema “Comunicadores e cientistas enfrentam a desinformação nas redes sociais” e contou com a participação de Luiza Caires,ornalista de Ciência da Universidade de São Paulo (USP), de Hilton Moulin, professor coordenador do IFES Ciência, de Flávio Muniz, historiador do Canal Caçadores de Histórias, e de Isabela Lamark, jornalista da TV Integração. A mediação foi de Túlio Daniel, jornalista da Dirco/UFU.
O evento contou ainda com a apresentação do Manual “Comunica Ciência”. A obra, produzida pela Dirco/UFU, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), traz conceitos como jornalismo científico, divulgação científica, comunicação visual, dentre outros temas, e estará disponível em breve para download, além de versão impressa.
Por Túlio Daniel, Portal Comunica UFU.