CONACESSI-Nordeste discute o fortalecimento das políticas de inclusão no âmbito acadêmico

Maria Aparecida Dias, Secretária de Inclusão e Acessibilidade/UFRN, na abertura do evento. Foto: Maralice Freitas

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebe, essa semana, gestores e representantes das Instituições Federais de Ensino Superior da região Nordeste para a Segunda Reunião Regional do Colégio Nacional de Gestores dos Núcleos de Acessibilidade das Universidades Federais (CONACESSI). O reitor em exercício da UFRN, Henio Ferreira de Miranda, participou, nesta quinta-feira, 14, da abertura do evento, no Auditório da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS). Os participantes foram recebidos e acolhidos pela professora Maria Aparecida Dias, Secretária de Inclusão e Acessibilidade (SIA/UFRN). 

A Coordenadora Regional do CONACESSI-Nordeste, Núbia Pires de Lima, destacou as dificuldades que ainda existem para trabalhar as pautas de diversidade em vários setores da academia. “A proposta de desenvolver uma cultura institucional inclusiva não é trazer ou colocar as pessoas com deficiência na Universidade, porque já estamos aqui. O que precisamos é compartilhar, conviver e, principalmente, respeitar. Não é uma questão de afinidade, estamos falando de Direitos Humanos”, afirmou Núbia.

O reitor em exercício destacou a política de Inclusão e Acessibilidade para as Pessoas com Necessidades Específicas, desenvolvida no âmbito da UFRN, que levou a instituição a se tornar referência nacional no assunto. Mas lembrou que essa é uma ação prolongada, que exige um permanente olhar empático às desigualdades e um compromisso profundo com o bem estar do outro. “A nossa maior missão é formar recursos humanos de excelência. E isso só é possível se garantirmos a permanência, a integração e o sucesso acadêmico dos alunos que tenham alguma deficiência ou transtorno”, concluiu o reitor.

O evento foi transmitido para os gestores dos Núcleos de Acessibilidade das Universidades Federais do Nordeste

A programação do evento se estende até a sexta-feira, 15, e apresenta palestras com temas que envolvem “as diretrizes sobre o estudo das diferenças e práticas de ensino-aprendizagem inclusivas” e “estigma e capacitismo no Ensino Superior”. Participaram da abertura da reunião a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Mirian Dantas; o pró-reitor adjunto de Assuntos Estudantis, José Pereira; a pró-reitora adjunta de Pesquisa, Olívia Medeiros Neta;  E a pró-reitora adjunta de Pós-graduação, Fernanda Raffin. 

Sobre o CONACESSI

O CONACESSI é um colegiado com atuação junto à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que funciona como órgão de assessoramento nas temáticas ligadas à promoção da inclusão e acessibilidade nas universidades federais. Ele é formado por gestores de núcleos de acessibilidade, que desempenham a função de coordenar as atividades no âmbito da inclusão de estudantes nas universidades.

A criação do Conacessi Andifes se deu a partir de uma demanda dos próprios núcleos e representa um espaço colaborativo que facilitará a troca de experiências, a identificação de necessidades e a definição de diretrizes, planos de ação e metas. Essas ações visam fortalecer e organizar o trabalho em rede, de modo a garantir a implementação e efetividade das políticas públicas focadas na inclusão e acessibilidade no ensino superior. 

Por Maralice Freitas (UFRN).