Andifes participa de discussões sobre Governança de Dados e Inteligência Artificial na Educação

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) participa do Workshop Governança de Dados e Inteligência Artificial na Educação, realizado nos dias 18 e 19 de agosto de 2025, no Ministério da Educação, em Brasília. O encontro reúne gestores e especialistas de todo o país para debater temas estratégicos, como a Política Nacional de Dados da Educação e o Referencial para Uso e Desenvolvimento Responsáveis de Inteligência Artificial na Educação.

No âmbito da Política Nacional de Dados da Educação, estão em discussão mecanismos institucionais voltados à melhoria da qualidade do ensino, especialmente no que se refere à coleta, ao compartilhamento e ao uso adequado de informações educacionais. Já o debate sobre o Referencial para Uso e Desenvolvimento Responsáveis de IA na Educação — previsto no Plano Brasileiro de Inteligência Artificial e no Plano de Transformação Digital do Ministério da Educação — busca definir diretrizes e recomendações para o uso ético e responsável da tecnologia, tanto em sala de aula quanto na formulação de políticas públicas.

A Andifes participa do evento representada pela vice-presidente Ana Beatriz de Oliveira, reitora da UFSCar, que ressaltou o papel das universidades federais nesse processo: “Há uma grande oportunidade de avanço considerando a gestão (administrativa, acadêmica e da permanência estudantil), a garantia de direitos, a promoção de melhorias para o cidadão e a cidadã, o delineamento de ações estratégicas e a defesa das Universidades e CEFETs. Mas há também desafios, como a heterogeneidade da Rede Andifes e a necessidade de investimentos – em capital material e humano. No caso das Universidades há pontos cruciais a serem considerados e respeitados: a Autonomia e o fazer da Universidade Pública – que não se limita à formação de pessoas, mas contempla também uma rede robusta de produção de conhecimento, inovação e extensão universitária”. 

As pautas abordadas no workshop têm sido tratadas no âmbito da Andifes, por meio do Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação das IFES (CGTIC). Nos últimos meses, iniciativas como o Tech Talks das Federais e o Projeto SEH (Segurança no Elemento Humano) têm promovido debates sobre cibersegurança, inteligência artificial e transformação digital e, a partir da troca de experiências, contribuído com a elaboração de orientações para o fortalecimento de políticas públicas nessa área. Para assistir aos debates do Tech Talks das Federais, clique aqui.