O Workshop de Tecnologia da Informação das Instituições Federais de Ensino Superior (WTICIFES) 2025 encerrou sua 17ª edição reafirmando-se como um dos principais espaços de debate sobre tecnologia e inovação no âmbito das universidades federais. Realizado entre os dias 12 e 14 de agosto, o evento foi promovido pelo Colégio de Gestores de TIC das Universidades Federais, vinculado à Andifes, e reuniu mais de 350 profissionais de tecnologia da informação de instituições de todo o país para discutir o tema “IA nas IFES: Desafios, Oportunidades e o Papel Estratégico da TIC”. A dimensão alcançada pelo encontro foi evidenciada pela presença de representantes de mais de 50 universidades federais, demonstrando o fortalecimento da articulação nacional em torno da área de tecnologia.
A abertura contou com o painel “Estratégia de TIC nas IFES”, que reuniu a reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará, professora doutora Aldenize Xavier; o reitor da Universidade Federal do Sudeste do Pará, professor doutor Francisco Ribeiro; o vice-reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia, professor doutor Raimundo Thiago Lima da Silva; e a reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia, professora doutora Joana Angélica. A mediação foi conduzida pelo professor doutor Luciano Gonda, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
O segundo dia trouxe o painel “Saúde na TI”, com a participação de Marcos Fernandes, psicólogo e empresário com atuação na interface entre neurociência e economia do conhecimento; de Ícaro Duarte Pastana, pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da Universidade Federal do Pará; e da professora doutora Zenaide Carvalho da Silva, diretora do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, que atuou como mediadora. No mesmo dia, o painel “MEC: Governança, Políticas, Privacidade e Dados” reuniu Pollyana Esteves, gerente de Projetos em LGPD e encarregada de Dados Pessoais do MEC; Daniel Castro, diretor de Programa para Governança de Dados do MEC; Erika Mayumi, coordenadora-geral de Políticas de Educação Superior do MEC; e Marco Fragoso, subsecretário de Tecnologia da Informação e Comunicações do MEC, sob a moderação de Lidiane Cristina, superintendente de TI da Unifesp e coordenadora do Colégio de Gestores de TI das Universidades Federais.
Outro momento de destaque foi a apresentação de soluções tecnológicas e projetos de inovação desenvolvidos pelas universidades. Mais de 150 trabalhos foram submetidos, sendo 48 selecionados para apresentação oral e 51 em pôster, evidenciando o alto nível de produção das instituições. A comissão técnica científica, coordenada por Alexandre Cardoso Carvalho, da Unifesp, após apuração dos resultados, chegou às seguintes premiações:
Trabalhos Completos premiados:
- Soluções Inovadoras para a Gestão de Documentos na Educação: Um Estudo de Caso com RAG e LLM Patrícia Curvelo Rodrigues UFJF
- Tech Talks STI-Unifesp: Um modelo replicável de disseminação tecnológica e cultura de inovação nas universidades federais Fabio Luis Falchi De Magalhaes UNIFESP
- Inovação na educação institucional: micro aprendizagem e linguagem simples na capacitação em TIC na Unifesp Fabio Alvarez Predolim UNIFESP
Trabalhos de Resumo expandido premiados:
- Mapeamento de Desafios Operacionais no SIGA-UFPR: Uma Analise usando Inteligência Artificial Jaison Pisa Rezine UFPR
- SysPDTI – Implantação de um sistema desenvolvido em AppSheet para levantamento de demandas de tecnologia da informação para o Plano Diretor de Tecnologia da Informação da UFVJM Elton Pereira Rosa UFVJM
- A contribuição da gamificação na gestão de TIC: Um estudo de caso na UFCSPA Roberto Rosa Dos Santos UFCSPA
Trabalhos Best-Paper:
- Inovação na educaçao institucional: micro aprendizagem e linguagem simples na capacitação em TIC na Unifesp: Walfran R. V. C. de Araujo, Fabio Alvarez Predolim, Alexsandro Cardoso Carvalho, Leandro Viana Cappellano, Daniel Pena, Fábio Luís Falchi de Magalhães
- Critério para Obsolescência de Computadores: Gestão na Distribuição e Otimização de Aquisições
Danilo de Oliveira Cézar, Estevão Diniz Broering, Luciano Gonda, Egon Leon Dadalt, Gregório Takashi Higashikawa - Participação Social e Transformação Digital na Elaboração do PDI 2025-2030 da UFMS Danilo de Oliveira Cezar, Maurílio Mussi Montanha, Luciano Gonda, Juvenal Junior da Silva Muniz, Anderson Cicero da Silva Dias.
Ao avaliar os resultados do encontro, a coordenadora do CGTIC, Lidiane Cristina, destacou o impacto positivo da realização: “A rica cultura regional de Santarém e do Pará agregou um valor único ao encontro, que promoveu um profundo compartilhamento de conhecimento. A realização do WTICIFES 2025 foi uma honra e uma experiência extraordinária, permitindo um momento enriquecedor de colaboração entre colegas e amigos das mais diversas instituições de ensino. O evento reforça o compromisso das universidades federais com a inovação e o avanço tecnológico, preparando o cenário para o futuro da educação no Brasil”.
O WTICIFES 2025 foi organizado pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e universidades federais paraenses (Unifesspa, UFPA e UFRA), e coordenado por Rafael Miranda – Gestor de TI da UFOPA, Zenaide Carvalho-Gestora de TI da Unifesspa, Wallace Elias-Gestor de TI da UFRA e Marco Aurélio-Gestor de TI da UFPA, com apoio do Colégio de Gestores de TIC das Universidades Federais.


Marco Aurélio-UFPA)

Vice-reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia, Professor Doutor Raimundo Thiago Lima da Silva

Texto: Coordenação do CGTIC, com alterações de Andifes. Fotos: Divulgação/ CGTIC.