A Andifes repudia fortemente os recentes ataques dirigidos à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), à Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), às universidades federais e demais instituições públicas de ensino superior, essenciais ao desenvolvimento do Brasil.
As universidades federais são reconhecidas pela excelência acadêmica, pela produção científica, pelos serviços de alta qualidade prestados aos cidadãos e pelo compromisso com a inclusão e a formação de qualidade. Atacar nossas instituições é atacar o direito da sociedade ao conhecimento, à educação, ao desenvolvimento e, consequentemente, ao futuro.
A Andifes reafirma seu apoio irrestrito à UFMT e à UFR e convoca a sociedade a defender a universidade pública, gratuita, inclusiva e de qualidade.
Brasília, 20 de agosto de 2025