Reitoras e vice-reitoras recebem ministra Márcia Lopes na sede da Andifes e discutem parceria no fortalecimento de políticas de igualdade de gênero 

As reitoras e vice-reitoras das universidades federais se reuniram hoje, dia 20, com a ministra de Estado das Mulheres, Márcia Lopes, para discutir parcerias na potencialização de políticas de igualdade de gênero. 

Durante o encontro, a ministra destacou a importância da inserção de conteúdos relacionados à igualdade de gênero nos currículos, da educação infantil à pós-graduação, como uma estratégia para promover mudanças culturais duradouras.

Em sua fala, Márcia Lopes reforçou a necessidade de políticas institucionais efetivas para enfrentar o machismo e todas as formas de violência contra as mulheres, tanto no âmbito acadêmico quanto na sociedade:

“A gente tem que assegurar a entrada desse conteúdo nos currículos. Isso muda a visão, muda a formação. Uns vão entrar por aqui e sair por ali, mas não tem problema: nosso papel é cumprir nossa função, nossa missão. Precisamos também de políticas de igualdade de gênero dentro da política universitária, em relação a estudantes, docentes, técnicos e trabalhadores”, afirmou.

A ministra também falou sobre a parceria com as universidades federais para dar visibilidade às ações de igualdade de gênero promovidas pelas instituições, com o objetivo de ampliar seu alcance, fortalecer as iniciativas existentes e inspirar novas práticas.

A Andifes, vale destacar, é composta por 61 mulheres, sendo 27 reitoras e 34 vice-reitoras. A primeira presidente da Associação foi a reitora da UFMG, Vanessa Guimarães. Atualmente, três vice-presidentes são mulheres e a secretaria executiva também é conduzida por uma mulher, evidenciando o protagonismo feminino na liderança das universidades federais.