Andifes participa de audiência pública sobre cumprimento de Termo de Acordo de Greve

Hoje, dia 28 de agosto, a Câmara dos Deputados sediou uma audiência pública convocada pela Comissão de Administração e Serviço Público (CASP) para avaliar o cumprimento do Termo de Acordo de Greve nº 11/2024, firmado entre a Secretaria de Relações de Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a FASUBRA e o SINASEFE. A audiência foi solicitada pela deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP).

Representante da Andifes na Comissão Nacional de Supervisão da Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFRN, Mirian Dantas, destacou a relevância dos encaminhamentos da audiência e a busca por soluções conjuntas: “Vou levar todos esses encaminhamentos e, dentro do que é possível (ao presidente da entidade), tanto no diálogo com o MEC quanto com o MGI, a Andifes contribuirá para fortalecer o diálogo e a solução conjunta”. 

Mirian também falou da importância do embasamento com dados, que tem sido realizado pelo Forgepe: “Estamos participando da comissão nacional, realizando estudos e fundamentações, que são extremamente importantes. É necessário apresentar dados, fundamentação e fatos. Na comissão nacional, isso foi fundamental, por exemplo, na aceleração da progressão e na criação do cargo amplo, uma luta que vem desde 2021. Tudo isso só se concretiza quando conseguimos demonstrar de forma clara, com estudo técnico. Não se trata apenas de questões jurídicas ou orçamentárias; se considerarmos apenas o orçamento, podemos facilmente dizer não. Se olharmos a lei de forma literal, também poderíamos dizer não. O grande desafio é analisar todos os elementos e identificar alternativas legais possíveis, o que é mais trabalhoso e exige um grande preparo. O Forgepe tem atuado, junto aos sindicatos e à comissão nacional, nesse sentido. Colocamo-nos à disposição para contribuir em tudo que for possível”. 

A participação reforça o compromisso do Forgepe/Andifes em atuar com base em dados e estudos técnicos, fortalecendo o diálogo e buscando soluções conjuntas para a implementação do acordo de greve e demais políticas voltadas aos trabalhadores técnico-administrativos das universidades federais.