ANDIFES e ANUIES promovem encontro entre universidades federais e assinam convênio de cooperação

A Associação Nacional de Universidades e Instituições de Ensino Superior do México (ANUIES) e a Associação Nacional de Reitores das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil (ANDIFES) realizaram, nos dias 4 e 5 de setembro, na Ciudad de México, o “Encontro Universitário México‑Brasil”. O evento teve como objetivo promover a cooperação nas áreas de pesquisa, inovação e mobilidade estudantil entre as universidades federais dos dois países. 

O encontro foi liderado por Luis Armando González Placencia, secretário executivo da ANUIES; Ana Beatriz de Oliveira, vice-presidente da ANDIFES e reitora da UFSCar; León Aceves Díaz de León, coordenador de Projetos Especiais e Engajamento Social do Ministério da Educação Pública do México (SEP); e William Lee Alardín, coordenador de Relações e Assuntos Internacionais da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Também participaram Diana Araujo Pereira, presidente da Comissão de Relações Internacionais da ANDIFES e Reitora da UNILA; Alma Herrera Márquez, reitora da Universidade Rosario Castellanos; e Sandra Goulart, presidente do Espaço Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior (ENLACES) e reitora da UFMG.

Um dos momentos centrais da missão foi a assinatura de um convênio entre ANUIES e ANDIFES. que deu origem à Cátedra Brasil–México. A iniciativa busca consolidar uma cooperação acadêmica inovadora, ampliando os horizontes da internacionalização e gerando impactos concretos no ensino superior de ambos os países. Durante o encontro, os participantes também elaboraram um documento que reúne intenções, metas e estratégias para os próximos dois anos, funcionando como um mapa de ação resultante de reflexões conjuntas e do esforço coletivo para transformar ideias em realidade.

Reitora Ana Beatriz de Oliveira, vice-presidente da Andifes, e Luis Armando González Placencia, secretario executivo da ANUIES, assinam convênio

O evento promoveu também uma roda de debates sobre o papel da integração latino‑americana e caribenha, além de mesas de  trabalho que aprofundaram a estruturação da Cátedra Brasil–México, permitindo discutir de que forma o projeto poderá beneficiar comunidades acadêmicas e a sociedade em geral em diferentes contextos.

Em seu discurso, a ex-embaixadora Beatriz Paredes Rangel falou sobre a importância de ampliar os programas de cooperação e mobilidade universitária e propôs um modelo de intercâmbio latino-americano semelhante ao programa Erasmus na Europa como forma de fortalecer a identidade regional. As reitoras brasileiras Ana Beatriz de Oliveira, Diana Pereira e Sandra Goulart concordaram que a autonomia universitária exige financiamento garantido e destacaram o papel das universidades públicas na promoção da justiça social. 

Ao longo do encontro, líderes universitários debateram desafios comuns das universidades federais do México e do Brasil, como financiamento e fortalecimento da autonomia universitária. O Encontro consolidou-se como um espaço estratégico de intercâmbio de experiências e reforçou o papel das universidades federais na promoção da justiça social, inovação e desenvolvimento regional.