UFRB reduz em 58% tempo de entrega de exames urgentes no Hospital da Mulher

Um projeto de pesquisa desenvolvido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) tem se destacado na área da saúde pública na Bahia. A iniciativa é coordenada pela professora Cristiane Agra Pimentel, do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), campus da UFRB em Feira de Santana, e utiliza abordagens inovadoras para melhorar a eficiência hospitalar.

Entre os resultados alcançados, destaca-se a redução de 58% no tempo de liberação de exames urgentes no Hospital Municipal Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, em Feira de Santana. O estudo aplicou a filosofia Lean Healthcare, adaptando os métodos de gestão da indústria para o setor de saúde. Com essa metodologia, é possível lidar com desafios como a superlotação, longos tempos de espera e desperdícios de recursos. 

A filosofia Lean é japonesa e tem como objetivo aperfeiçoar os meios de produção, agregar valor e manter qualidade de um determinado produto ou serviço. Após as técnicas do Lean se mostrarem eficientes na indústria, novos segmentos começaram a aplicá-las. “O Lean aposta no pensamento enxuto, com baixo custo e alto resultado. Assim, é possível otimizar de forma significativa e eficaz também os processos de saúde”, explica a professora Cristiane Pimentel.

Inovação com Gêmeo Digital

O projeto também aplicou, junto à Lean, a fase 1 da tecnologia Gêmeo Digital (Digital Twin) para simular e otimizar o fluxo dos atendimentos dentro do hospital. Trata-se da criação de um modelo computacional que replica o ambiente físico, permitindo a análise e melhoria dos processos antes da implementação no mundo real.

Um dos desafios enfrentados foi a complexidade de simular os diversos cenários clínicos reais no ambiente virtual, devido às especificidades dos atendimentos médicos. Todos os processos, de consultas a exames de laboratório, foram analisados. Durante a simulação, foi identificado como gargalo principal o tempo elevado na entrega dos exames. A partir dessa análise, foram propostas melhorias que resultaram na significativa redução do tempo de espera para exames urgentes. 

Parceria com o Hospital da Mulher

O Hospital da Mulher, referência em saúde na cidade de Feira de Santana e responsável por atender pacientes de mais de 80 municípios da região, aceitou o convite da equipe do Lean Healthcare para participar do projeto de pesquisa. O objetivo principal era promover a racionalização dos recursos e a melhoria da qualidade dos serviços na unidade de saúde.

As atividades do projeto foram realizadas entre os anos de 2023 e 2024. A colaboração possibilitou a oferta de estágios para estudantes do curso de Engenharia de Produção do CETENS, faciltando a coleta de dados e análise detalhada dos processos hospitalares. Como resultado da parceria, duas estagiárias foram contratadas após o encerramento da pesquisa.

Reconhecimento acadêmico

O grupo de pesquisa Lean Healthcare conquistou, pela segunda vez, um lugar entre os dez melhores trabalhos apresentados na categoria “Sou Lean” do maior congresso da temática, o Lean Summit 2025. Realizado entre os dias 26 e 27 de agosto de 2025, em São Paulo, o evento reuniu mais de 500 empresas do país sob o tema “Explorando as Fronteiras da Gestão”.

O trabalho “Digital Twin aplicado à melhoria do fluxo de exames em um laboratório de análises” foi apresentado pela professora Cristiane Pimentel e pelas estudantes Camille Guimarães e Andressa Clara. “A simulação de processos reais pode ser utilizada como ferramenta de apoio aos gestores e líderes de hospital. Este modelo serve tanto para analisar o estado do fluxo modelado, quanto simular diversos cenários futuros, facilitando a tomada de decisão”, avalia a professora.Para acompanhar as atividades do projeto, acesse o perfil: Lean Healthcare UFRB | LinkedIn