Nesta quinta-feira (11), a Andifes participou do lançamento da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB), sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília. A Associação foi representada pela reitora da Universidade de Brasília, Rozana Naves, reforçando o compromisso das universidades federais com a valorização da docência.

A CNDB será válida em todo o território nacional e atenderá professores da educação básica e do ensino superior, das redes pública e privada. O documento, que poderá ser emitido em formato físico e digital, tem como objetivo reconhecer e valorizar a docência, além de facilitar o exercício da atividade profissional. Entre os benefícios previstos estão descontos em atividades culturais, hospedagem e serviços, bem como acesso a ferramentas de apoio ao trabalho docente.
De acordo com o Ministério da Educação, a regulamentação será detalhada por meio de decreto e portaria, e a previsão é que o cadastro para solicitação da carteira esteja disponível a partir de 15 de outubro, Dia Nacional do Professor.
