Andifes realiza 207ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno em Belém

Nos dias 24 e 25 de setembro de 2025, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) promoveu, na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, a 207ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno. O encontro reuniu reitores e reitoras de universidades federais de todas as regiões do país, além de autoridades governamentais e especialistas, para discutir pautas estratégicas relacionadas à educação superior.

O primeiro dia foi dedicado ao seminário “Universidades e Biomas: Ciência e Sustentabilidade rumo à COP 30”, que debateu o papel das universidades na preservação dos biomas brasileiros e na integração entre ciência, tecnologia e saberes tradicionais.

No segundo dia, a programação teve início com as boas-vindas à reitora Maria Santana Ferreira dos Santos Milhomem (UFT) e com uma homenagem à diretoria da Andifes da gestão anterior. Em seguida, foi realizada a eleição do novo Conselho Fiscal da associação, composto pelos titulares Edward Frederico Castro Pessano (Unipampa), Everton Ricardi Lozano da Silva (UTFPR) e Marília Lima Pimentel Cotinguiba (UNIR), e pelos suplentes Fernando Carvalho Silva (UFMA), Carla Simone Chamon (CEFET-MG) e Analy Castilho Polizel de Souza (UFR).

O encontro contou ainda com a participação de representantes do governo federal. Evânio Araújo e Camila Fasolo, da SEGAPE/MEC, apresentaram a Política Nacional de Dados da Educação, destacando a Plataforma Nacional de Dados da Educação, que reúne informações integradas da creche à pós-graduação, com acesso seguro e facilitado para cidadãos, gestores públicos e sociedade civil.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, anunciou que o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) destinará R$ 200 milhões para a manutenção de equipamentos em universidades federais.

A programação incluiu ainda uma mesa de debates sobre os desafios para campos de prática na área da saúde e o compartilhamento de boas práticas em eficiência energética. Este último, com a participação da reitora Joana Angélica Guimarães da Luz (UFSB), do reitor Custódio Luís Silva de Almeida (UFC) e do professor Luiz Henrique Silva Colado Barreto, secretário de Gestão Energética da UFC, que apresentaram experiências bem-sucedidas de suas universidades federais, reforçando o papel da gestão inovadora e sustentável na administração pública.

A 207ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno contou ainda com a participação da presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Bianca Borges, e com o representante da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Vinícius Soares, que reforçaram o apoio em pautas comuns da Andifes, como o financiamento permanente para as universidades federais e o fortalecimento da assistência estudantil.