Cograd Andifes discute novidades do Sisu e dos instrumentos de avaliação

Nos dias 1º e 2 de outubro, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) sediou, em Brasília (DF), a reunião do Colégio de Pró-reitores de Graduação das IFES – COGRAD Andifes, reunindo pró-reitores graduação de universidades federais de todo o país para debater pautas estratégicas relacionadas à graduação.

A mesa de abertura teve a participação de Adilson Santana e Érika Yamada, que representaram a Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC). Eles colocaram a pasta à disposição das universidades federais e apresentaram atualizações sobre ações em andamento.

Davi Romero de Vasconcelos, pró-reitor de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC), realizou apresentação sobre o remanejamento de vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e sobre as políticas de cotas, considerando as novas legislações. Érika Yamanda também detalhou o cronograma do Sisu 2026, destacando novidades como a possibilidade de utilização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 como certificado de conclusão do ensino médio.

No segundo dia, Suzi Mesquita Vargas e Ulysses Tavares Teixeira, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apresentaram os novos instrumentos de avaliação dos cursos de graduação, aprofundando o diálogo sobre qualidade e regulação da educação superior no país.