UFMA: Hospital Universitário receberá investimento para ampliação

Recursos do novo PAC impulsionam reforma do Ambulatório de Especialidades. Também foi anunciado início das negociações para novo prédio

Ministério da Educação anuncia novo investimento no HU-UFMA

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA/Ebserh) deu mais um passo rumo à modernização de sua estrutura e ampliação da capacidade assistencial, na sexta-feira, 10. Com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e do presidente em exercício da Ebserh, Daniel Beltrammi, foi assinada a ordem de serviço para elaboração dos projetos arquitetônicos e de engenharia da reforma e ampliação do Ambulatório de Especialidades. Na ocasião, também foi anunciado o início das negociações com o governo do Estado para a aquisição de mais um prédio destinado ao HU-UFMA.

“Autorizamos hoje a elaboração do projeto, no valor de R$ 699 mil, que antecede obras estimadas em R$ 25 milhões, financiadas com recursos do Novo PAC. O novo espaço vai concentrar todas as atividades ambulatoriais do hospital, em uma área cedida pelo Exército Brasileiro”, afirmou o ministro.

Camilo Santana acrescentou que está em andamento uma negociação com o governo estadual para viabilizar a aquisição de uma área vizinha ao hospital, o que permitirá ampliar ainda mais a estrutura do HU-UFMA. “Esse é um investimento fundamental para garantir não apenas a qualidade da formação dos profissionais de saúde da universidade, mas também a melhoria contínua do atendimento à população de todo o Maranhão e de outros estados”, afirmou.

Novo prédio ambulatorial

Atualmente, o hospital conta com uma estrutura física dividida em duas unidades hospitalares e nove prédios anexos distribuídos no entorno. O projeto prevê a unificação de ambulatórios em um só lugar, com 30 consultórios, três salas de procedimentos, três salas de consultas de enfermagem, três salas de inalação/sintomas gripais e uma sala de gesso.

“O HU-UFMA tem muito a celebrar. Recentemente, realizou o primeiro transplante de coração do Maranhão e o primeiro transplante de medula óssea autólogo do estado. É hoje o hospital com o maior número de vagas no Programa de Formação de Recursos Humanos em Saúde Brasil-Angola. Agora, soma-se a tudo isso o anúncio de novos investimentos. São muitos motivos para comemorar e seguir acreditando na força do SUS e na missão da Ebserh”, ressaltou Daniel Beltrammi.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, destacou o compromisso da instituição. “O que nós fazemos hoje ficou pequeno para nossa estrutura e nós precisamos fazer mais. A competência desta equipe aumenta a cada dia, não só no assistir, mas também no formar. Estamos dando início em uma nova etapa na história do HU-UFMA”, disse.

A solenidade foi realizada no auditório central da Unidade Materno Infantil e contou com a presença do reitor da Universidade Federal do Maranhão, Fernando Carvalho, da secretária Municipal de Educação, Anna Caroline Marques Salgado e do assessor institucional da UFMA, Natalino Salgado Filho.

Classe Hospitalar

Durante a visita, o ministro Camilo Santana e a comitiva conheceram a Sala da Classe Hospitalar na unidade Materno Infantil, projeto do HU-UFMA em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). A iniciativa permite que os pacientes em acompanhamento continuem seus estudos, mantendo-se oficialmente matriculados na rede municipal de ensino. Nessa modalidade, as aulas são realizadas dentro do ambiente hospitalar, mas os conteúdos seguem os objetivos da Proposta Curricular do órgão e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dessa forma, os estudantes têm direito ao histórico escolar e à certificação ao concluírem o período letivo.

Além da Unidade Materno-Infantil, a Classe Hospitalar também abrange o projeto ABC Nefro, que possibilita a alfabetização de pacientes entre 15 e 98 anos durante as sessões de hemodiálise. Por meio da iniciativa, os alunos têm acesso aos conteúdos escolares de forma personalizada e adaptada às limitações impostas pelo tratamento.

Sobre a Ebserh

O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Por: HU-UFMA. Fotos: HU-UFMA