Os vice-presidentes da Andifes, Ana Beatriz de Oliveira (UFSCar) e João Braida (UFFS), acompanhados do coordenador nacional do Fórum Nacional de Gestão de Pessoas (Forgepe/Andifes), Ícaro Pestana, participaram, no dia 23 de outubro, de uma reunião com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck.

Durante o encontro, os representantes da Andifes apresentaram as pautas prioritárias das universidades federais e propuseram a criação de um canal permanente de diálogo entre o MGI, o Ministério da Educação (MEC) e a Andifes. A proposta inclui a formação de um grupo de trabalho tripartite para analisar e construir, de forma conjunta, soluções que assegurem que as portarias e orientações do Ministério contemplem as especificidades das universidades federais.
Entre os temas destacados, esteve a Lei nº 8.745/1993, que trata das contratações por tempo determinado. A Andifes destacou a necessidade de garantia da substituição em casos de remoção judicial de docentes e da contratação de profissionais de apoio a estudantes com deficiência. Também estiveram em debate questões estruturantes como criação de novos cargos, estágio probatório, compensação previdenciária, desenvolvimento e qualidade de vida dos servidores. A Andifes deve apresentar estudos técnicos, por meio do Forgepe, no grupo de trabalho que será consolidado.
Para os vice-presidentes da Andifes, a reunião representou um avanço importante na interlocução com o MGI. “Foi um encontro produtivo, que abriu espaço para o diálogo permanente e para a construção de soluções conjuntas. A ministra demonstrou sensibilidade às especificidades das universidades federais e disposição em trabalhar de forma integrada com a Andifes e o MEC”, destacaram.
Participaram também, pelo MGI, Jose Lopez Feijóo (secretário de Relações do Trabalho), José Celso Cardoso (secretário de Gestão de Pessoas), Cida Chagas (diretora de Provimento e Movimentação de Pessoal) e Anna Venturini (diretora de Programa).
