UFR no mundo: missão institucional fortalece cooperação científica com a Colômbia

Por Rodolfo Cassimiro de Araujo Berber

Entre os dias 16 e 17 de outubro, o Prof. Dr. Marcelo Biondaro Gois, docente do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia (PPGBIOS/UFR), representou a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) em missão institucional na Universidad de Cartagena, na Colômbia.

A atividade integrou as ações do Programa de Apoio à Participação em Eventos e Missões Internacionais da UFR, edital promovido pela Secretaria de Relações Internacionais (SECRI), com fundamento no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), no Plano Institucional de Internacionalização (PII) e na Resolução CONSUNI/UFR nº 24/2021, que institui a Política de Internacionalização da universidade. O professor foi um dos servidores contemplados na Chamada Pública que apoia a participação de docentes, técnicos, e estudantes em eventos e missões internacionais, com o objetivo de ampliar a visibilidade global da produção científica e promover cooperação com centros de excelência no exterior.

Durante a missão, foram fortalecidas parcerias científicas na área de biotecnologia aplicada à saúde, com ênfase na proteção de mucosas gastrointestinais. O professor também ministrou a palestra “Biotechnology applied to mucosal protection: polysaccharides as therapeutic strategies for gastrointestinal disorders”, que contou com a presença de estudantes e docentes colombianos.

A ação resultou em avanços significativos para a internacionalização da UFR: integração entre grupos de pesquisa Brasil–Colômbia; estabelecimento de cooperação acadêmica no âmbito da Pós-Graduação (PPGBIOS/UFR); abertura para mobilidade acadêmica e desenvolvimento de projetos conjuntos; inclusão de professor colaborador internacional na UFR.]

Em suas palavras, o professor destacou, “Internacionalizar é construir pontes, ampliar horizontes e fortalecer a Ciência na Amazônia Legal — de Rondonópolis para o mundo.”

Fonte: UFR