A sessão será realizada às 13h30, no Auditório Paulo Freire, como parte da programação do I Fórum de Educação Ambiental de Base Comunitária na Universidade
A UNIRIO exibe, no dia 8 de novembro, o curta-metragem Quanto Vale 1 década?, documentário de Clementino Júnior que marca os dez anos do rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG), considerado o maior crime socioambiental da história do Brasil. A sessão será realizada às 13h30, no Auditório Paulo Freire, como parte da programação da primeira edição do Fórum de Educação Ambiental de Base Comunitária na Universidade.
A obra apresenta relatos de quatro pessoas atingidas pelo rompimento da barragem, ocorrido em 5 de novembro de 2015, e aborda suas lutas para sobreviver, reconstruir suas comunidades e buscar justiça diante das consequências humanas, sociais e ambientais que persistem até hoje.
“Uma década após o rompimento da Barragem de Fundão, quatro atingidos desse crime ambiental refletem sobre suas lutas pessoais e comunitárias para sobreviver e reexistir enquanto ainda aguardam por justiça e reparação”, destaca a sinopse do curta.
Além da exibição na UNIRIO, o filme contará com pré-estreia on-line entre 12h do dia 5 de novembro e 12h do dia 6, sendo essa uma oportunidade de um primeiro contato com a obra. Confira: Quanto Vale 1 Década?
Clementino Júnior é cineasta, educador audiovisual e ambiental, doutor em Educação, com enfoque em Educação Ambiental. Ele é autor de 33 obras audiovisuais autorais, incluindo três curtas-metragens e dois longas.
Fonte: UNIRIO