UFBA, UFOB, UFRB, UFSB se reúnem com bancada baiana do Congresso Nacional

Dirigentes de instituições federais de ensino da Bahia se reúnem com bancada baiana do Congresso Nacional | Foto: Victor Mota (Ascom/UFBA)

AUniversidade Federal da Bahia (UFBA) recebeu membros da bancada parlamentar da Bahia no Congresso Nacional  no dia 3 de novembro, no Palácio da Reitoria. O encontro reuniu os reitores e vice-reitores das universidades federais baianas, a saber: a própria UFBA, do Recôncavo (UFRB), do Sul (UFSB) e do Oeste da Bahia (UFOB).

Em 2025, a bancada parlamentar baiana destinou R$ 50 milhões às universidades federais da Bahia, o maior volume de emendas já direcionado às instituições. O aporte reafirma o compromisso do legislativo federal da Bahia no fortalecimento do ensino superior público no estado.

A deputada Lídice da Mata (PSB-BA), coordenadora da bancada federal da Bahia no Congresso Nacional, os deputados Alice Portugal (PcdoB), João Leão (PP-BA) e Jorge Solla (PT-BA) estiveram no encontro. O reconhecimento da importância estratégica das universidades públicas para o país uniu as falas dos parlamentares, que representaram todos os membros do legislativo federal baiano.

Anfitrião do evento, o reitor da UFBA Paulo Miguez celebrou o olhar cuidadoso dos parlamentares da Bahia frente às suas universidades públicas, reconhecendo a vanguarda da união quando comparada a outras regiões do país. E destacou a necessidade da criação de uma política de financiamento às Instituições Federais de Ensino Público Superior (Ifes) desvinculada do orçamento da União e atrelada à arrecadação.

Da UFRB, estiveram presentes a reitora Gina Gonçalves e o assessor de Relações Acadêmicas-Institucionais, Silvio Soglia. Da UFSB, o vice-reitor Francisco José Mesquita; da UFOB o vice-reitor Antonio Oliveira. A reitora do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Luzia Matos Mota, também compareceu ao encontro.

Texto: Ascom/UFBA