Andifes acompanha anúncio da criação das Universidades Indígena e do Esporte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quinta-feira (27), o envio ao Congresso Nacional dos projetos de lei que criam a Universidade Federal Indígena (Unid) e a Universidade Federal do Esporte (UFEsporte). A Andifes esteve presente na cerimônia e integra o Grupo de Trabalho que subsidiou o Ministério da Educação na estruturação das propostas. 

Foto: Ricardo Stuckert / PR

A Universidade Federal Indígena responde a uma demanda histórica dos povos originários e propõe um modelo que valoriza os saberes tradicionais, amplia o acesso de estudantes indígenas ao ensino superior e promove a formação de profissionais em áreas como gestão territorial, línguas indígenas, saúde, agroecologia, engenharias, sustentabilidade e formação de professores.

Já a Universidade Federal do Esporte deve oferecer cursos em ciência do esporte, educação física, medicina esportiva, gestão e marketing esportivo, nutrição esportiva e áreas correlatas, fortalecendo o desenvolvimento científico e tecnológico no esporte nacional.

Participaram da cerimônia, representando a Andifes e suas instituições: Aldenize Ruela Xavier (UFOPA), Alfredo Macedo Gomes (UFPE), Francisco Ribeiro da Costa (UNIFESSPA), João Alfredo Braida (UFFS), Jones Dari Goettert (UFGD), Rozana Reigota Naves (UnB), Sandra Regina Goulart Almeida (UFMG), Telio Nobre Leite (UNIVASF), Marcel Parentoni (Unifei) e Sandra Simone Höpner Pierozan, vice-reitora da UFFS.