O presidente da Andifes, reitor José Geraldo Ticianeli, esteve reunido nesta sexta-feira (5) com o secretário de Educação Superior do MEC, Marcus David, em Brasília, para tratar de agendas estratégicas para o fortalecimento das universidades federais.

Dentre os assuntos debatidos, a proposta de instituir um Grupo de Trabalho para atualização da Matriz OCC, instrumento que orienta a distribuição orçamentária entre as universidades federais, com objetivo de aperfeiçoar critérios, corrigir assimetrias históricas e promover maior equidade na alocação de recursos.
Também foi informado que será liberado todo o limite do PAC para as instituições que já estão com licitações prontas, 10% para obras em execução e 5% para obras já licitadas, para andamento dos contratos.
Outro ponto da pauta foi a definição da data para a posse dos reitores que foram nomeados e ainda não tiveram sua cerimônia oficial realizada. Além disso, o encontro abordou o processo de transformação dos CEFETs em universidades federais, tema que avançou na Câmara dos Deputados e agora segue para apreciação no Senado.

A reunião ocorreu um dia após o ministro da Educação, Camilo Santana, assinar a Portaria nº 812/2025, que cria 2.679 novos cargos e funções para as universidades federais — uma conquista histórica para que a universidade federal continue cumprindo seu compromisso com o ensino, pesquisa e extensão. A medida atende a uma demanda apresentada pela Andifes e construída em diálogo permanente com o MEC, por meio da SESu.

