Andifes cumpre agendas institucionais nos Ministérios da Saúde e da Educação

O presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), José Geraldo Ticianeli, participou de agendas institucionais junto aos Ministérios da Saúde e da Educação para tratar de temas estratégicos relacionados à formação de profissionais, às políticas públicas nas áreas da saúde, educação e acessibilidade, bem como o orçamento das universidades federais.

Orçamento

No Ministério da Educação, a agenda concentrou-se em temas relacionados ao orçamento das universidades federais, em reunião realizada na Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC). 

Durante a reunião, foram discutidas a suplementação orçamentária, a destinação de recursos por meio de emendas parlamentares e a matriz de Orçamento de Custeio e Capital (OCC), instrumento fundamental para a organização e o planejamento financeiro das universidades federais.

Hospitais Veterinários

Já no Ministério da Saúde, o presidente da Andifes reuniu-se com Nilton Pereira Júnior, diretor de Programa da Secretaria Executiva, para dialogar sobre temas estratégicos relacionados aos Hospitais Veterinários Universitários e à formação em Medicina Veterinária. Na ocasião, ressaltou o papel relevante dessa rede na formação profissional, na produção de conhecimento e no atendimento a demandas sanitárias de interesse público, contribuindo de forma significativa para as políticas de saúde. 

Nesse contexto, o presidente destacou a importância de avançar no aperfeiçoamento dos critérios de participação e de financiamento das bolsas de residência em Medicina Veterinária. Como encaminhamento, foi acordada a instalação de um Grupo de Trabalho (GT), com a participação do Ministério da Saúde e da Andifes, para aprofundar o diálogo técnico e contribuir para a construção de soluções alinhadas às políticas públicas de saúde.

Projeto de Lei nº 6.170/2025

A Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) também esteve em reunião com o Ministro da Educação, Camilo Santana, e a Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, para discutir o Projeto de Lei nº 6.170/2025, que trata do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) no âmbito do PCCTAE (plano de carreira dos técnicos-administrativos).

Hospital da Unirio

Ainda nessa semana, a Andifes esteve presente na cerimônia de assinatura do contrato de gestão do novo Hospital Universitário dos Servidores do Estado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), realizada em Brasília com a participação dos ministros da Educação, da Saúde e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. 

Educação Inclusiva 

Em outra agenda no MEC, a Andifes reuniu-se com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), sob a condução da secretária Zara Figueiredo, para apresentar contribuições à minuta de Portaria que dispõe sobre a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva e sobre a Rede Nacional de Educação Especial Inclusiva. Durante o diálogo, a Andifes destacou a necessidade de que a regulamentação considere as especificidades do ensino superior e o reconhecimento das práticas já consolidadas nas universidades federais, como a atuação dos Núcleos de Acessibilidade.

A Andifes reafirmou, ao final das agendas, a importância do diálogo institucional permanente com os Ministérios da Saúde e da Educação e colocou-se à disposição para contribuir com a construção normativa, o aperfeiçoamento das políticas públicas e o fortalecimento do papel estratégico das universidades federais na formação de profissionais, na produção de conhecimento e na promoção do desenvolvimento social.