A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) divulgou nota pública manifestando preocupação com o orçamento aprovado pelo Congresso Nacional para as universidades federais em 2026. O posicionamento chama a atenção do país e tem mobilizado os veículos de imprensa para os riscos da insuficiência de investimentos em instituições que são estratégicas para o desenvolvimento, a soberania nacional e a redução das desigualdades sociais.
Na nota, a Andifes destaca que a limitação de recursos compromete o funcionamento das universidades federais, afeta políticas de assistência estudantil e fragiliza atividades essenciais de ensino, pesquisa e extensão.
As universidades federais são responsáveis pela maior parte da produção científica nacional, pela formação de profissionais em áreas estratégicas e pela interiorização do desenvolvimento em todas as regiões do país.
A manifestação da Andifes contribuiu para ampliar o debate público sobre a necessidade de financiamento adequado da educação superior pública, mobilizando diferentes setores da sociedade e reforçando a compreensão de que investir nas universidades federais é investir no futuro do Brasil, em sua autonomia científica, tecnológica e na construção de um projeto nacional soberano.
Acompanhe:
Globonews / G1 – Globonews em Ponto
Agência Brasil
Estadão
O Globo
https://oglobo.globo.com/
Metrópoles
Patos Online
Goiás 246
SBT News
Correiio Braziliense
CN1