Novas graduações devem ser ofertadas a partir do segundo semestre de 2026, por meio de um processo seletivo que ainda será definido.
Por Ilanna Serena, g1 PI
Três novos cursos de graduação serão ofertados pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). São eles: bacharelado em Psicologia e Inteligência Artificial, no campus de Teresina; e bacharelado em Medicina, em Floriano. O anúncio foi feito pela instituição na sexta-feira (9), após autorização do Ministério da Educação (MEC).
As novas graduações devem ser ofertadas a partir do segundo semestre de 2026, por meio de um processo seletivo que, segundo a UFPI, ainda será definido.
No Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, para o curso de Psicologia serão ofertadas 40 vagas por semestre. Já para Inteligência Artificial, serão 32.
Em Floriano, no Campus Amílcar Ferreira Sobral, o curso de Medicina terá 30 vagas por ano.
“São cursos que ampliam não apenas a capacidade de atendimento à população jovem, mas também contribuem para o desenvolvimento do Estado, fortalecendo a cadeia do sistema de saúde, como no caso da Medicina e da Psicologia. Iniciamos o ano celebrando essa grande conquista”, comentou a reitora Nadir Nogueira.
Em relação ao curso de Inteligência Artificial, o diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN), Carlos Humberto Soares Júnior, afirmou que é uma medida que reafirma o compromisso da UFPI com o desenvolvimento científico, tecnológico e social.
“A Inteligência Artificial já transforma a forma como produzimos, cuidamos da saúde, educamos e inovamos. Ao criar esse curso, a UFPI reafirma seu compromisso histórico com o conhecimento de ponta, formando profissionais qualificados, éticos e comprometidos com a transformação social e com os desafios reais do nosso estado e do país”, concluiu.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/U/9/AQddN3Sxqo9ndISPfHhA/padrao-imagem-g1-2026-01-10t082318.089.png)
UFPI terá cursos de Psicologia e Inteligência Artificial em Teresina e Medicina em Floriano — Foto: Reprodução