A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em parceria com a Fundação Carolina, anunciou a abertura da Chamada de Bolsas 2026–2027, ampliando as oportunidades de formação acadêmica e de cooperação internacional entre universidades federais brasileiras e instituições de ensino superior da Espanha.

A chamada contempla bolsas de doutorado, estágios pós-doutorais, pós-graduação, mobilidade docente e estudos institucionais, abrangendo todas as áreas do conhecimento e fortalecendo a cooperação científica e acadêmica ibero-americana.
Estão previstas 40 bolsas de doutorado e 80 bolsas para estágios pós-doutorais de curta duração, voltadas a pesquisadoras e pesquisadores vinculados a universidades federais. Além disso, nesta edição, estão sendo ofertadas 736 bolsas distribuídas entre: 228 bolsas de pós-graduação; 120 bolsas de doutorado e estágios pós-doutorais; 24 bolsas de mobilidade de professores; 250 bolsas de estudos institucionais; 114 renovações de bolsas de doutorado.
Inscrições
Os contemplados devem ser indicados por suas universidades federais e CEFETs de origem. Os interessados devem procurar os núcleos de Relações Internacionais das suas instituições para mais detalhes.
Estas, deverão encaminhar as candidaturas dentro dos seguintes prazos:
- Doutorado e estágio pós-doutoral: até 9 de abril de 2026.
- Bolsas da Escola Complutense de Verão (ECV) da Universidade Complutense de Madrid (UCM) encerra-se em 18 de fevereiro de 2026, às 9h (horário da Espanha).
- Bolsas de pós-graduação e programas de mestrado em Estudos Institucionais até 2 de março de 2026, às 9h (horário da Espanha).