A abertura do evento de planejamento do Centro de Inteligência Artificial do Nordeste (CIAN) foi realizada na manhã desta quinta-feira, 5, com a participação do reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo. O evento foi organizado pela Dataprev, em parceria com a Huawei do Brasil e o Consórcio do Nordeste, com o intuito de desenvolver iniciativas e recursos para promover a inovação em inteligência artificial aplicada à solução de desafios públicos.
O professor da Universidade de Brasília (UnB) e consultor da Huawei do Brasil, Marco Cepik, explicou que o CIAN é um centro multi-institucional e virtual, com foco prioritário nas áreas de gestão pública, saúde, educação, gestão ambiental e territorial, e segurança pública, alinhado ao Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA 2024–2029). Nesse sentido, participam do evento de planejamento órgãos governamentais federais e estaduais, além da UFRN, UFPB, UFC e UFPI.
Representando a Dataprev, William Veronesi, reforçou a importância da atuação das universidades nos projetos de tecnologia, especialmente no campo da inteligência artificial, que vêm sendo desenvolvidos na empresa pública.

Nessa perspectiva, o reitor Daniel Diniz colocou a UFRN à disposição para colaborar com as iniciativas do CIAN. “A inteligência artificial é um tema caro para nossa Universidade. Pelo caráter estratégico, essa temática foi escolhida para o planejamento acadêmico da nossa instituição. Também ofertamos um curso de bacharelado em Inteligência Artificial, que teve procura significativa pelos estudantes, e um curso de qualificação para educadores da Educação Básica, com 40 mil vagas para todo o país”, disse.
Por Williane Silva de Ascom-Reitoria (UFRN)