Além da dupla diplomação dos cursos de pós, foram debatidos acordos entre as startups das instituições

Foto: IPB
Durante esta semana, a UTFPR foi uma das instituições presentes na delegação paranaense que esteve à frente da missão internacional para o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal. O objetivo foi ampliar as ações de cooperação entre o IPB e a UTFPR, o qual resultou na participação das demais universidades estaduais paranaenses no Programa Ganhando o Mundo da Ciência, realizado em parceria com a Fundação Araucária e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI). A UTFPR já possui acordos de dupla diplomação com a instituição portuguesa e, a partir desta nova visita, iniciaram as tratativas de um inédito acordo de cooperação internacional envolvendo as startups dessas universidades, bem como um doutorado.
A iniciativa deste acordo foi discutida durante a visita ao Parque de Ciência e Tecnologia Brigantia EcoPark, com temáticas estratégicas voltadas ao empreendedorismo, inovação e internacionalização. A programação da delegação contou ainda com reuniões de apresentação do andamento dos programas de dupla diplomação de doutorado, visitas técnicas a centros de investigação de referência e mesas-redondas.
Pela UTFPR, participaram o reitor Everton Lozano, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg), Michele Potrich, e o assessor da Proppg, Felipe Braga Ribas. O reitor ressaltou a importância deste relacionamento com o IPB e as novas discussões que envolverão a área de inovação. “Este é mais um passo estratégico para a internacionalização da pós-graduação da UTFPR e envolverá um projeto totalmente inovador. Além disso, nos últimos 15 meses, saltamos de dois programas de dupla diplomação para 19, um avanço significativo e que evidencia o compromisso da gestão nesta temática”, completa.
A Universidade Tecnológica já possui acordos de dupla diplomação entre doutorados do IPB, nos programas de pós-graduação em: Agronomia (Pato Branco), Biotecnologia (Dois Vizinhos e Ponta Grossa) e Ciência e Tecnologia Ambiental (Curitiba) da UTFPR & Ciência e Tecnologia de Biossistemas do IPB; Tecnologia de Alimentos (Campo Mourão e Medianeira), Biotecnologia (Dois Vizinhos e Ponta Grossa) e Ciência e Tecnologia Ambiental (Curitiba) da UTFPR & Tecnologia e Produtos de Base Natural do IPB.
Os acordos para o Programa Ganhando o Mundo da Ciência – Portugal são realizados com a UTFPR, e agora também contarão com a participação da UEL, UEM, UEPG, Unioeste e Unicentro.